Copercana protege ambiente TI com gestão de rede em nuvem

CloudSoftware

A Cooperativa de Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Copercana) adotou as soluções da VMware para garantir a proteção do investimento feito há cinco anos, quando todo o ambiente de TI foi modernizado. Para além da proteção, as soluções permitem também aumentar a disponibilidade operacional e proteger de possíveis desastres, com

A Cooperativa de Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Copercana) adotou as soluções da VMware para garantir a proteção do investimento feito há cinco anos, quando todo o ambiente de TI foi modernizado. Para além da proteção, as soluções permitem também aumentar a disponibilidade operacional e proteger de possíveis desastres, com gestão feita através da nuvem privada.

vmware4

As soluções adotadas pela Copercana, que conta com mais de seis mil cooperados e 1200 funcionários e atua em áreas como posto de abastecimento ou supermercados, foram a VMware vSphere with Operations Management vSOM e VMware vCenter Site Recovery Manager. A ideia é garantir que o investimento feito há cinco anos fica protegido, para além de aumentar a disponibilidade operacional do sistema.

Quando passou a contar com 30 servidores virtuais em sua rede, a Copercana recorreu à prarceira Safetyware para conseguir um projeto de gestão automatizada. A necessidade principal foi aumentar a disponibilidade operacional. No entanto, a estrutura tecnológica estava limitada, não conseguindo estar à altura das demandas de negócios. O mesmo acontecia com a capacidade de processamento.

Para isso, a VMware e a Safetyware apresentaram uma proposta conjunta, baseada num modelo de site backup que garantisse failover, ou seja, quando um servidor assumisse o papel quando o outro falhou, e failback – a recuperação da falha do servidor e o retorno ao trabalho, ambos de forma simples.

Para satisfazer as necessidades do projeto, foi feita a implantação das soluções da VMware, para que o processo de recuperação de desastres seja mais simples e facilite gestão e teste de planos de recuperação, no caso do vCenter Site Recovery Manager. No caso da vSphere with Operations Management, mantém-se a plataforma de virtualização mais confiável, com operações inteligentes, monitoramento de desempenho e gerenciamento de capacidade.

A combinação das duas soluções visa impedir a inatividade do data center antes que ela ocorra, o que oferece disponibilidade máxima do ambiente virtual. O ambiente de TI da Copercana estaria consolidado a preservar o investimento por mais um longo período. “A aceitação do projeto se deu de forma natural, já que éramos usuários satisfeitos de soluções VMware. Agora, dobramos a capacidade de processamento de nossa rede e ganhamos muito mais espaço físico e eficiência energética”, explica Antonio Vitor Moretti, gerente de TI da Copercana.

À medida que a operação do data center atingiu seu pico, os usuários sentiram que a capacidade de a TI oferecer serviços sob demanda se tornou muito mais rápida. A soma desses ganhos proporcionou à sua equipe redução de atividades de manutenção fora do horário operacional, além de melhoria na rastreabilidade e correção de riscos. Indiretamente, foram minimizados os impactos ao meio ambiente.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor