Fab Labs digitais serão instalados em São Paulo

HOME

A administração da capital paulista indicou que vai inaugurar até o final do ano um um conceito de incubadora digital, batizado de “Fab Lab”. A estrutura é uma mistura de laboratórios físico e digital, com infraestrutura que oferecerá internet de alta velocidade, impressoras 3D e também deve funcionar como uma fonte de relacionamento entre a

A administração da capital paulista indicou que vai inaugurar até o final do ano um um conceito de incubadora digital, batizado de “Fab Lab”. A estrutura é uma mistura de laboratórios físico e digital, com infraestrutura que oferecerá internet de alta velocidade, impressoras 3D e também deve funcionar como uma fonte de relacionamento entre a comunidade de desenvolvedores de aplicações e startups e investidores de capital de risco do País.

Anúncio Fab Lab SP - Foto Amauri Vargas

Baseado no modelo “do it yourself”, o projeto foi anunciado durante a abertura da Campus Party 2015, pelo secretário municipal de serviços, Simão Pedro. O chefe da pasta indicou que o prefeito Fernando Haddad (PT-SP) visitou duas cidades com centros parecidos. “Durante uma visita à Colômbia o prefeito tinha visto algo parecido, mas decidiu que São Paulo precisava fazer algo parecido em uma viagem à Barcelona, que têm um modelo de Fab Lab no qual nós pudemos nos inspirar totalmente”, disse.

Segundo o executivo explicou também que os centros já têm as localidades definidas, mas ainda não podem ser divulgados por conta do edital, que será lançado pela administração municipal. “Nós já estamos com o projeto pronto e precisamos de fornecedores para os serviços e a infraestrutura. Como muita coisa precisa ser discutida com os vencedores do edital, não será divulgado no momento, em quais bairros eles serão instalados”.

Questionado sobre o acesso aos locais, Simão Pedro afirmou que “a prioridade da prefeitura é levar esse tipo de laboratório para a periferia, onde pode estimular o desenvolvimento tecnológico, entre pessoas de classe mais baixa, que historicamente têm menos acesso à infraestrutura”.

Durante o evento, o chefe prefeitura enviou uma mensagem aos jornalistas. Em forma de vídeo, Fernando Haddad ressaltou que “a cidade precisa se empenhar na ampliação da conectividade por meio de ações como as praças wi-fi, já que hoje as pessoas acessam a internet em seus próprios dispositivos móveis e também na promoção das chamadas hackatonas (maratonas de programação para desenvolvedores), para assim aprofundar o relacionamento com o desenvolvedor paulista”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor