Facebook registra 2 milhões de anunciantes ativos

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A rede social anunciou que seu número de anunciantes ativos aumentou para os dois milhões, o que representa um crescimento de 33%, em relação aos 1,5 milhões de anunciantes que existia em julho de 2014. A maioria destes anunciantes – ou seja, quem já colocou um anúncio no Facebook pelo menos nos últimos 30 dias

A rede social anunciou que seu número de anunciantes ativos aumentou para os dois milhões, o que representa um crescimento de 33%, em relação aos 1,5 milhões de anunciantes que existia em julho de 2014.

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A maioria destes anunciantes – ou seja, quem já colocou um anúncio no Facebook pelo menos nos últimos 30 dias – são donos de pequenos ou médios negócios.

Há algum tempo, a COO do Facebook, Sheryl Sandberg, afirmava que os pequenos negócios eram os mais difíceis de conquistar quando o assunto era anúncios em redes sociais. De acordo com a executiva, esta dimensão de emprensa tem tendência a ser mais resistente ao uso de tecnologia. Apesar disso, registrava também que pelo menos 30 milhões de pequenos negócios já tinham uma página no Facebook.

Apesar destas informações sobre o número de anunciantes no Facebook, a rede social não revela os números relativos à comparação de gastos entre grandes anunciantes e pequenos e médios. No entanto, a estimativa é de que os pequenos negócios gastem uma média de US$ 5 a US$ 50 por um dia. Valores com pouca expressão, quando comparados com os milhões de dólares gastos em publicidade pelas grandes empresas.

De acordo com os dados, a região EMEA registra o crescimento mais rápido de pequenos anunciantes.

A aposta nos anunciantes é um dos principais focos atuais do Facebook, que tem como objetivo aumentar suas receitas. No último trimestre de 2014, a rede social de Mark Zuckerberg conseguiu receitas de US$ 3,85 bilhões, um aumento de 49% em relação ao mesmo período de 2013.

O maior concorrente do Facebook na área de anúncios é, atualmente, o Google. Apesar de não se saber o número exato de anunciantes do Google, as estimativas de peritos como a eMarketer apontam para um crescimento das receitas de anúncios no Facebook e uma estagnação do Google. Tudo porque, apesar de o Google permitir um alcance maior, o Facebook permite pagar menos pelos anúncios.


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