Grupo GFT leva robótica interativa para a CeBIT 2015

Data StorageSoftware

O Code_n, concurso anual de inovação criado pelo Grupo GFT, companhia especializada em projetar e desenvolver soluções de Tecnologia da Informação para o setor financeiro, levará à CeBIT deste ano quatro grandes robôs industriais para promover o concurso e mostrar o potencial da tecnologia. De 16 a 20 de março, durante a maior feira de

O Code_n, concurso anual de inovação criado pelo Grupo GFT, companhia especializada em projetar e desenvolver soluções de Tecnologia da Informação para o setor financeiro, levará à CeBIT deste ano quatro grandes robôs industriais para promover o concurso e mostrar o potencial da tecnologia.

robô code_n bit br

De 16 a 20 de março, durante a maior feira de TI do mundo, que acontece em Hannover, na Alemanha, 2 mil cubos de poliestireno serão trabalhados pelos robôs, controlados via web por usuários em todo o mundo. Depois do evento, os cubos serão enviados aos criadores.

“A instalação robótica interativa não é uma mera visão futurista, mas uma implementação totalmente funcional da Indústria 4.0. Em vez de apenas falar sobre a Internet das Coisas no CODE_n, vamos demonstrar claramente o quão avançada a interligação dos mundos físico e digital já se encontra”, explica Ulrich Dietz, CEO do Grupo GFT e iniciador do CODE_n.

Com o auxílio de uma ferramenta de corte por fio quente, o robô molda um cubo de acordo com as instruções do usuário. O cubo de 50cm³ pode ser transformado em qualquer coisa que o usuário tenha em mente – banquinho, mesa de café ou, até mesmo, um objeto abstrato.

De acordo com os organizadores do Code_n, o usuário desfruta de total liberdade criativa, pois o potencial e as limitações do sistema de produção foram deliberadamente considerados, incluindo todo o processo, que vai da interface do usuário pelo smartphone à cadeia logística de envio do produto físico ao usuário. Assim que o objeto é produzido, ele será enviado para o seu criador – em qualquer lugar do mundo.

Em um futuro próximo, os consumidores serão capazes de acessar equipamentos de produção industrial diretamente. “O ROBOCHOP é uma instalação experimental em pleno funcionamento desenvolvida pelos dois designers – metade tecnologia de automação de ponta e metade sistema virtual – capaz de traduzir ideias tridimensionais em objetos físicos”, completa Marco Santos, Managing Director Latin America do Grupo GFT.

A instalação robótica é apoiada pelos parceiros do CODE_n: CeBIT, EY, Salesforce, Accenture (em cooperação com Smart Service Welt), EnBW, TRUMPF e KUKA.

O conceito do Code_n, de procurar as startups mais inovadoras do mundo, com o objetivo de juntá-las às empresas já estabelecidas, fornece uma plataforma neutra para que novos modelos de negócios possam atender as indústrias tradicionais e explorar novos potenciais em conjunto, focando na digitalização da economia. O tema de 2015 é a Internet das Coisas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor