HTTP terá primeira atualização do século

RedesSoftware

Mark Nottingham, presidente do Grupo de Trabalho para HTTP da IETF (Força-Tarefa de Engenharia da Internet, um grupo de experts voluntários que trabalha pelo avanço da tecnologia) anunciou que o protocolo, fundamental para a exibição de páginas e funcionamento de serviços web, teve a versão 2 finalizada. De acordo com Nottingham, a documentação do protocolo

Mark Nottingham, presidente do Grupo de Trabalho para HTTP da IETF (Força-Tarefa de Engenharia da Internet, um grupo de experts voluntários que trabalha pelo avanço da tecnologia) anunciou que o protocolo, fundamental para a exibição de páginas e funcionamento de serviços web, teve a versão 2 finalizada.

http

De acordo com Nottingham, a documentação do protocolo passará por algumas etapas de revisão e será disponibilizada gratuitamente para
a comunidade de desenvolvedores, para implementação em navegadores e aplicações.

O HTTP (Protocolo de Transferência de Hipertexto) é o protocolo de comunicação que rege a web. Utilizado desde 1990, teve sua primeira revisão em 1999. A nova versão, denominada HTTP/2, é baseada no protocolo SPDY, desenvolvido pelo Google.

Além de carregar as páginas mais rapidamente, o novo protocolo é preparado para usar APIs e pode lidar com múltiplas requisições simultâneas, uma das maiores vulnerabilidades do HTTP 1.1. Hoje, quando um site é bombardeado com muitas requisições, como em um ataque DDoS, ele cai. Com o HTTP/2, isso em teoria não aconteceria.

O HTTP/2 será incorporado nos navegadores web e o Google já afirmou que passará a utilizar o protocolo o quanto antes. Para os desenvolvedores interessados, é possível obter mais informações técnicas online.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor