Volvo quer carros autônomos nas ruas até 2017 [com vídeo]

HOMESoftware

A montadora Volvo, famosa pela segurança dos automóveis que fabrica, planeja iniciar um embrião do que pode ser a primeira fabricação em massa de veículos autônomos. O projeto Drive Me, programado para ser iniciado em 2017 na cidade sueca de Gothenburg, o projeto envolve 100 carros autônomos que rodarão sem assistência humana em determinadas vias da

A montadora Volvo, famosa pela segurança dos automóveis que fabrica, planeja iniciar um embrião do que pode ser a primeira fabricação em massa de veículos autônomos. O projeto Drive Me, programado para ser iniciado em 2017 na cidade sueca de Gothenburg, o projeto envolve 100 carros autônomos que rodarão sem assistência humana em determinadas vias da cidade.

volvo autonomo bit br

Todos os carros utilizados no projetos serão saídos de linha de produção, equipados com uma série de sensores lasers, radares, câmera e dispositivos ultra-sônicos, além de um mapa GPS 3D conectado.

O sistema é capaz de interpretar placas de trânsito, entender o traçado da pista e calcular a quantidade, distância e aceleração dos carros ao redor.

<iframe width=”600″ height=”338″ src=”https://www.youtube.com/embed/v9D2N4Gp3wY” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

Os motoristas terão pleno controle do carro, e acionarão o (dessa vez verdadeiro) piloto automático nas vias autorizadas para os testes. Segundo a Volvo, o sistema funciona com redundância de segurança, garantindo a operação mesmo que algum componente, ou todo o conjunto, pare de funcionar repentinamente.

Segundo a empresa, a ideia é provar que é possível projetar e fabricar um sistema completo, com elevados padrões de segurança, com preço compatível com o que o consumidor possa pagar.

O sistema Drive Me pode entregar o comando ao motorista caso as condições da estrada estejam excepcionalmente ruins (como em uma tempestade forte, por exemplo) ou na eventualidade de uma falha técnica. Caso o motorista não assuma o comando, o carro procura um lugar seguro e estaciona, evitando riscos.

 

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor