Dextra cria solução baseada em geolocalização para Natura

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Atenta às possibilidades de negócios que o uso em larga escala de celulares oferece e buscando ferramentas que possibilitem melhorar o relacionamento com seus clientes, aumentando o engajamento e criando novas oportunidades de negócios, a Natura lançou um novo canal de vendas que alia a alta tecnologia à sua tradicional força de vendas, baseada em

Atenta às possibilidades de negócios que o uso em larga escala de celulares oferece e buscando ferramentas que possibilitem melhorar o relacionamento com seus clientes, aumentando o engajamento e criando novas oportunidades de negócios, a Natura lançou um novo canal de vendas que alia a alta tecnologia à sua tradicional força de vendas, baseada em representantes de vendas.

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Projetada e criada pela brasileira Dextra, a ferramenta permite que se encontre o representante da Natura mais próximo, de forma rápida e prática, mesmo sem acesso à Internet. Basta enviar um SMS gratuito com a palavra Natura para o número 28128. Em poucos instantes, o consumidor recebe um SMS avisando que a consultora ou consultor mais próximo entrará em contato.

Todo o desenho do fluxo de comunicação que caracteriza o sistema foi desenvolvido pela Dextra, inclusive os recursos que permitem a identificação da localização do cliente (geolocalização) e seu referenciamento ao banco de dados dos aproximadamente 1,6 milhões de consultoras e consultores Natura. Segundo estimativas da empresa, a rede alcança cerca de 100 milhões de consumidores por ano.

“Garantir a operabilidade nesta escala é um desafio do ponto de vista tecnológico, mas temos certeza de que a Dextra e seus parceiros entregaram uma ferramenta de alta qualidade e confiabilidade que irá proporcionar grandes oportunidades para a Natura,” conta Bill Coutinho, Diretor de Tecnologia da Dextra.

Especialmente para o setor de varejo, o uso de recursos de geolocalização deve impactar profundamente a experiência do consumidor final nas lojas físicas. Isso porque o avanço das tecnologias de geolocalização em espaços fechados (indoor), como os beacons e a triangulação wi-fi, possibilitam que ações de relacionamento sejam realizadas diretamente através do celular do consumidor no momento que ele está mais propenso a comprar, ou seja, no momento em que ele está próximo aos produtos ofertados.

Se somarmos esses recursos aos algoritmos capazes de aprender com dados disponíveis sobre o consumidor, para fazer previsões e recomendações com enorme grau de precisão, o resultado é a oportunidade perfeita para aumentar as vendas. Para se ter uma ideia, segundo a consultoria Gartner, o impacto da combinação entre os sistemas internos de posicionamento (IPS) com mensagens personalizadas de marketing pode significar um aumento de 5% das vendas até 2020.

“Estas são apenas algumas das possibilidades que a tecnologia pode oferecer às empresas que desejam modernizar o relacionamento com seus clientes. A nossa expectativa é que, em poucos anos, ferramentas como geolocalização e algoritmos inteligentes serão indispensáveis para a consolidação de novos negócios digitais, justamente pela facilidade e praticidade que elas proporcionam,” finaliza Coutinho.


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