Grêmio é primeiro clube da América Latina a adotar solução customizada da SAP

Fornecedores de SoftwareHOMEProjetosSoftware

Romildo Bolzan, presidente do Grêmio, compareceu ao SAP Forum 2015 para falar da parceria do Clube com a multinacional alemã, que implementou a solução Team Performance para uso pelo Departamento de Futebol do Clube. O software é similar ao empregado pelo TSG 1899 Hoffenheim, e foi uma das armas que a comissão técnica da seleção

Romildo Bolzan, presidente do Grêmio, compareceu ao SAP Forum 2015 para falar da parceria do Clube com a multinacional alemã, que implementou a solução Team Performance para uso pelo Departamento de Futebol do Clube.

SAP Grêmio

O software é similar ao empregado pelo TSG 1899 Hoffenheim, e foi uma das armas que a comissão técnica da seleção alemã utilizou para conquistar a última Copa do Mundo, em 2014.

Toda a adaptação da tecnologia para utilização no Brasil foi feita pela equipe do SAP Labs Latin America, que inclusive ajudará a alimentar a solução com os dados do Brasileirão, que serão utilizados para montar cenários analíticos realistas.

Como declarou Bolzan à B!T, a parceria com a SAP é um passo do Grêmio para o futuro como um todo. Além da ferramenta ajudar o time, o Clube também contará com a tecnologia SAP para ajudar na administração, antecipando a necessidade de regulação exigida pelo governo.

A ferramenta que turbinará a equipe técnica é poderosa. Rodando sobre HANA e utilizando análise preditiva, o Team Performance consegue analisar o comportamento das equipes adversárias e mesmo isolar individualmente cada um dos jogadores adversários, aplicando essa inteligência na construção de cenários levando em conta os fortes e fracos do próprio time para orientar a comissão técnica na tomada de decisões.

A ferramenta pode utilizar várias formas de entradas de dados, que vão desde dados estatísticos até análise de imagens para compor os cenários. A principal vantagem é que, em vez de levar dias para montar múltiplos cenários estatísticos, é possível conseguir resultados mais precisos em questão de segundos. Como explicou Daniel Duarte, da SAP, serão 380 jogos analisados no campeonato, que alimentarão um servidor HANA dedicado à plataforma analítica.

Segundo Duarte, a ideia da parceria com o Grêmio é mostrar a outros times as vantagens que uma solução de alta tecnologia de big data aplicada, capaz de processar até oito mil eventos, pode fazer a diferença.

Em entrevista à B!T, Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil, afirmou que o segmento de entretenimento, do qual a solução de futebol faz parte, é uma grande aposta da multinacional, e que a parceria com o Grêmio foi uma grande conquista.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor