AlchemyAPI é comprada por IBM para turbinar Watson

Business IntelligenceData StorageNegócios

A IBM anunciou a aquisição da AlchemyApi, especializada em software que recolhe e analisa textos e dados não estruturados, com a meta de que se possam tornar úteis para seus clientes. O valor do negócio não foi divulgado, mas tem como objetivo conseguir alavancar os serviços de computação baseados na tecnologia Watson, que é desenvolvida

A IBM anunciou a aquisição da AlchemyApi, especializada em software que recolhe e analisa textos e dados não estruturados, com a meta de que se possam tornar úteis para seus clientes.

58914-ibm-watson

O valor do negócio não foi divulgado, mas tem como objetivo conseguir alavancar os serviços de computação baseados na tecnologia Watson, que é desenvolvida pela empresa norte-americana. Este tipo de tecnologia tem como ambição aproximar-se da inteligência humana, conseguindo aprender com os resultados.

O negócio envolve também os cerca de 40 mil desenvolvedores da AlchemyAPI, que estão construindo aplicações cognitivas, que a IBM define como “sistemas que conseguem  aprender e interagir naturalmente com as pessoas.”

Com este acesso aos 40 mil desenvolvedores, a IBM conseguirá ter uma base de usuários muito maior e já pronta. “A AlchemyAPI traz seguidores e uma comunidade de desenvolvimento muito substancial”, afirmou o vice-presidente do grupo Watson da IBM, Steve Gold, em declarações à Reuters.

O software desenvolvido pela AlchemyAPI permite recolher dados de uma grande variedade de fontes, sejam publicações no Twitter ou notícias, imagens e mensagens. Depois os dados são classificados e o software consegue agilizar o processo de estabelecimento de conexões, que demoraria mais tempo, se fossem estabelecidas com métodos computacionais comuns.

A AlchemyAPI foi fundada em 2005 e lançada quatro anos depois. Em fevereiro de 2013, a empresa recebeu US$ 2 milhões numa rodada de investimentos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor