Jogos Olímpicos Rio 2016 terão tecnologia de segurança da Symantec

CyberwarSegurança

A Symantec, especializada em segurança e disponibilidade da informação, anunciou que será a fornecedora oficial de softwares de segurança da informação dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A companhia será responsável por implementar seus produtos para auxiliar na proteção e confidencialidade dos dados e informações de um dos maiores eventos esportivos do mundo. “A expectativa para

A Symantec, especializada em segurança e disponibilidade da informação, anunciou que será a fornecedora oficial de softwares de segurança da informação dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A companhia será responsável por implementar seus produtos para auxiliar na proteção e confidencialidade dos dados e informações de um dos maiores eventos esportivos do mundo.

Rio_2016_logo

“A expectativa para os Jogos Olímpicos Rio 2016 é de receber 10.500 atletas de mais de 200 Comitês Olímpicos Nacionais e ter cerca de 25 mil jornalistas credenciados no evento. Por isso, é muito importante estar atento à segurança virtual e garantir o acesso seguro das informações. Por isso, ter a Symantec conosco nos traz a certeza de que estaremos utilizando das melhores soluções e recursos disponíveis no mercado para auxiliar na confidencialidade e proteção das informações no evento”, disse em comunicado Renato Ciuchini, Diretor Executivo Comercial do Rio 2016.

O contrato tem duração de 2 anos e contempla o fornecimento, implementação e operação de mais de 15 soluções de segurança da Symantec como o Endpoint Security, Data Loss Prevention e Mobile Security Management, que darão suporte às operações de tecnologia Rio 2016 nas plataformas móveis, nuvem, PCs e também servidores. A empresa também proverá suporte técnico, consultoria e treinamento.

“A Segurança da Informação é um tema primordial nos dias atuais, tanto para empresas como para consumidores. Esse cenário é reforçado à medida em que podemos acompanhar a crescente demanda e necessidade de nossos clientes, já que a proteção das informações é intrínseca para assegurar os negócios”, afirma Sergio Chaia, Vice-Presidente e Diretor Geral da Symantec Brasil e América Latina.

A Symantec terá uma equipe local de 15 profissionais – engenheiros, analistas e pesquisadores, alocados no TOC (Centro de Operações de Tecnologia) do Rio 2016. Ela trabalhará em sinergia com o time mundial de Tecnologia de Segurança e Resposta da Symantec (STAR) no monitoramento de ameaças e ataques maliciosos por meio de 130 milhões de sistemas conectados à internet e 240 mil sensores de rede localizados em mais de 200 países. Os profissionais da Symantec utilizarão desta vasta rede de inteligência e capacitação contra incidentes durante os Jogos Olímpicos no Brasil.

O STAR da Symantec irá suportar o TOC durante todo o evento, 24 horas por dia, 7 dias da semana. O ecossistema colaborativo permite operar de forma mais eficiente e compartilhar informações críticas com todas as tecnologias existentes. Dessa forma, torna mais eficaz a identificação de ameaças. “A equipe STAR da Symantec trabalha para desenvolver a tecnologia de ponta para todas as plataformas, desde servidores e desktops até dispositivos móveis, garantindo, assim, que todas as frentes estejam completamente protegidas”, diz André Carraretto, estrategista em segurança da informação da Symantec.

“Hoje, a tendência de crescimento do Quantified-Self, da Internet das Coisas e do BYOD (Bring Your Own Device – Traga seu próprio aparelho, em tradução livre), além do uso cada vez maior de smartphones e tablets, torna maior a possibilidades de ataques de cybercriminosos, tanto em relação ao tipo quanto ao formato de ameaça. Os grandes eventos do planeta costumam registrar milhões de ataques virtuais. E os Jogos mais digitais da história precisam responder a esse momento”, afirma o estrategista.

O escopo de trabalho da Symantec é composto por 3 fases, sendo elas: (1) Entrega das soluções e implementação, com início em 2014; (2) Realização dos testes das soluções no ambiente de TI, em 2015; (3) Operação, a partir de 2015 até dezembro de 2016. A empresa também irá desmontar e arquivar os dados e informações armazenadas durante o evento, além de efetuar o treinamento e capacitação do portfólio de soluções da Symantec para a equipe de infraestrutura da Rio 2016.

Entre as soluções Symantec que serão utilizadas no TOC (Centro de Operações de Tecnologia) dos Jogos Olímpicos Rio 2016 estão o Symantec Encryption, que oferece criptografia avançada de dados e arquivos, o Symantec Data Center Security, que permite às empresas proteger seus servidores físicos e virtuais e evoluir as arquiteturas de segurança do datacenter, o Symantec Endpoint Protection, que protege os computadores e desktops contra vírus, além de outros produtos de segurança.

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 ocorrem de 5 a 21 de agosto de 2016, na cidade do Rio de Janeiro.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor