MWC 2015: BlackBerry amplia oferta de ferramentas a iOS e Android

MobilidadeSistema OperacionalSoftware

A BlackBerry aproveitou o Mobile World Congress (MWC) para anunciar uma nova estratégia que permitirá a ida de suas ferramentas a outros sistemas operacionais. A BlackBerry Experience Suite inclui aplicações de segurança, de produtividade e comunicações, tendo foco nas necessidades das empresas. A BlackBerry parece decidida a fazer tudo o que estiver no seu alcance

A BlackBerry aproveitou o Mobile World Congress (MWC) para anunciar uma nova estratégia que permitirá a ida de suas ferramentas a outros sistemas operacionais. A BlackBerry Experience Suite inclui aplicações de segurança, de produtividade e comunicações, tendo foco nas necessidades das empresas.

blackberry-z10

A BlackBerry parece decidida a fazer tudo o que estiver no seu alcance para mostrar que a neutralidade também nas aplicações e restantes conteúdos pode ser positiva. Depois de ter anunciado que seus usuários poderiam usufruir também de apps Android lançados na Amazon Appstore, a BlackBerry apresenta uma extensão do alcance de suas ferramentas a outros sistemas operacionais para que também usuários de outras plataformas possam aproveitar suas ferramentas.

A BlackBerry já havia permitido o acesso do aplicativo BlackBerry Messaging, um de seus mais emblemáticos, a clientes Android e iOS mas, desta vez, a oferta vai mais longe com a disponibilização de outras ferramentas também aclamadas pelos usuários no campos da segurança, produtividade e comunicações.

O anúncio foi feito no MWC, onde ficou claro que a meta é expandir o campo de atuação da marca, aumentando o número de dispositivos em que as ferramentas e aplicativos BlackBerry podem ser utilizados e ainda reforçar o desenvolvimento de software direcionado para o mundo empresarial.

Esta medida deverá ter efeitos práticos ainda este ano mas sem data definida. A BlackBerry também firmou parceria com a Samsung para disponibilizar as aplicações WorkLife e SecuSuite, ambas indicadas para empresas, em smartphones da sul-coreana.

Esta estratégia multiplataforma capitaliza na popularidade da marca BlackBerry e a faz ir além do hardware proprietário da empresa, pavimentando um possível caminho para o futuro, fundamentado em software e serviços. O BlackBerry Experience Suite representa uma mudança no posicionamento da empresa que parece determinada a apostar em software de qualidade e se destacar nesse campo.

É um movimento inteligente. Mesmo que continue firme no negócio de smartphones, a BlackBerry ganha uma nova fonte perene de receita e dá propósito a todo o investimento que faz em desenvolvimento de aplicações corporativas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor