MWC 2015: GSMA premia Brasil e Paquistão na edição 2015 do Government Mobile Excellence Awards

Mobilidade

A GSMA concedeu aos governos do Brasil e da República Islâmica do Paquistão os prêmios Government Mobile Excellence da indústria móvel, que homenageiam os esforços e conquistas mais significativas dos governos no estímulo ao uso de serviços móveis e a maximização do impacto socioeconômico da indústria móvel em seus respectivos países. Este ano, os prêmios

A GSMA concedeu aos governos do Brasil e da República Islâmica do Paquistão os prêmios Government Mobile Excellence da indústria móvel, que homenageiam os esforços e conquistas mais significativas dos governos no estímulo ao uso de serviços móveis e a maximização do impacto socioeconômico da indústria móvel em seus respectivos países.

mwc premio bit br

Este ano, os prêmios compreenderam duas categorias: Liderança de Governo e Espectro para Banda Larga Móvel. A premiação reconhece as regulamentações e políticas de governo para incentivar os investimentos e apoiar a transparência, concorrência e independência regulatória.

“Os governos do Brasil e do Paquistão têm demonstrado um compromisso claro de priorizar as comunicações móveis em suas agendas digitais,” disse Tom Phillips, Diretor Regulatório da GSMA. “Nós incentivamos os governos de todo o mundo a se inspirarem em suas realizações e a adotarem medidas semelhantes para fomentar mais investimentos na indústria móvel, apoiar a inovação e aumentar a oferta de serviços móveis para seus cidadãos.”

O Reconhecimento de Liderança de Governo 2015 foi concedido ao Governo do Brasil e ao Ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini. O prêmio reconhece uma série de abordagens políticas adotadas em 2014 que sustentaram o crescimento fenomenal na base de assinantes de banda larga e levaram o Brasil a ter a maior proporção de conexões 3G na América Latina. Estas abordagens incluíram: o leilão do espectro do Dividendo Digital na faixa de 700MHz para viabilizar espectro adicional para a banda larga móvel; identificação de todas as faixas de frequência IMT – conforme definido pela UIT – para a indústria móvel; reduções significativas nas taxas de cartão SIM em dispositivos M2M, proporcionando um estímulo para que as operadoras desenvolvam serviços como medição inteligente, rastreamento veicular e monitoramento remoto de saúde; e um regime de incentivos fiscais para small cells que tenham melhorado a capacidade móvel em áreas urbanas no Brasil.

O Prêmio Espectro para Banda Larga Móvel 2015 foi concedido ao Governo da República Islâmica do Paquistão e a seu Ministro de Estado da Tecnologia da Informação e Telecomunicações, Sra. Anusha Rahman Khan. Em abril de 2014, o Ministério da Tecnologia da Informação realizou um leilão bem sucedido de espectro para os serviços 3G/4G no Paquistão nas faixas de 1800MHz e 2100MHz. Desde então, tem havido uma rápida adesão aos serviços 3G, resultando em benefícios significativos para os consumidores e a economia nacional, e proporcionando enorme potencial de crescimento para os players do setor, incluindo operadoras, fabricantes de dispositivos, desenvolvedores de aplicações e distribuidores. A rápida implantação dos serviços 3G e 4G está impulsionando o crescimento e a eficiência em todos os setores, incluindo educação, bancos, mídia, saúde e varejo, e também está sendo um elemento essencial para serviços eletrônicos inovadores, tais como e-medicina e e-educação em áreas rurais e remotas do Paquistão.

Os prêmios foram entregues como parte do Programa Ministerial anual da GSMA no Mobile World Congress. Mais de 1.200 dos principais representantes de áreas regulatórios e de governo do mundo todo estão se reunindo com líderes do setor para discutir questões regulamentares específicas relativas à inovação e ao desenvolvimento das comunicações móveis. Este ano, o programa Ministerial atraiu mais de 160 delegações e organismos internacionais, representando todas as regiões.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor