Operadoras de banda larga brasileiras ainda não cumprem objetivos

OperadorasRedes

Os dados dos últimos meses de 2014 revelam que as operadoras brasileiras ainda não estão preparadas para oferecer serviços de banda larga que alcancem os níveis de qualidade esperados. A Anatel, agência nacional de telecomunicações, publicou os mais recentes indicadores de qualidade de banda larga, aferidos ao longo dos últimos três meses de 2014. Em

Os dados dos últimos meses de 2014 revelam que as operadoras brasileiras ainda não estão preparadas para oferecer serviços de banda larga que alcancem os níveis de qualidade esperados.

torres telecom

A Anatel, agência nacional de telecomunicações, publicou os mais recentes indicadores de qualidade de banda larga, aferidos ao longo dos últimos três meses de 2014. Em dezembro, no Rio de Janeiro, por exemplo, a TIM e a Vivo ficaram abaixo dos objetivos de implantação da banda larga móvel e a Oi foi a pior operadora no setor da banda larga fixa.

No mesmo período, em São Paulo, a Algar não conseguiu atingir os objetivos tanto para banda larga móvel como fixa. Nessa última, a Algar é acompanhada pela GVT e pela Vivo.

No cenário geral das comunicações móveis, a TIM foi a que apresentou piores resultados com deficiências em 15 estados, seguida bem de perto pela Oi.

Em relação à banda larga fixa, a Oi também se destacou negativamente, tendo ficado abaixo do esperado em 16 estados, no mês de novembro e em 14, no último mês de 2014.

As medições são realizadas tendo em conta os dois tipos de internet sendo avaliados. A medição da banda larga móvel é realizada em escolas públicas escolhidas aleatoriamente através da instalação de medidores que analisam faixas de velocidade correspondentes a planos de até 1Mbps e a planos acima de 1Mbps.

Já a medição de banda larga fixa é realizada pelos próprios usuários através de um equipamento instalado na casa dos voluntários selecionados e analisa planos de até 2Mbps e planos acima de 2Mbps.

Em ambos os casos, é dada especial atenção aos valores de transmissão instantânea seja ela de upload ou download, na altura da utilização da internet, e aos níveis de transmissão média que representa o valor médio de todas as medições de velocidade instantânea recolhidas durante um mês.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor