Projeto brasileiro integra tecnologia vestível a ecossistema SAP

Fornecedores de SoftwareProjetosSoftware

Uma das novas tecnologias mostradas no SAP Forum que mais chamou atenção foi o HALP (Health and Life Platform ou Plataforma de Saúde e Vida), desenvolvido no SAP Labs Latin America. Trata-se de uma roupa de bebê integrada com a Internet das Coisas que pode, com o devido desenvolvimento, salvar vidas e dar mais tranquilidade

Uma das novas tecnologias mostradas no SAP Forum que mais chamou atenção foi o HALP (Health and Life Platform ou Plataforma de Saúde e Vida), desenvolvido no SAP Labs Latin America. Trata-se de uma roupa de bebê integrada com a Internet das Coisas que pode, com o devido desenvolvimento, salvar vidas e dar mais tranquilidade para os pais.

SAP HALP - Jocelyn Auricchio Bit BR

A solução é uma união engenhosa de hardware e software. Na parte de hardware, uma roupa comum de bebê recebeu uma série de sensores, que monitoram os batimentos cardíacos, a temperatura e a posição do bebê.

Já na parte de software, além da base de dados, constantemente alimentada, existe uma inteligência que faz a relação das informações e avalia potenciais riscos, ativando alertas se necessários. O histórico de saúde da criança é levado em conta, e um perfil fisiológico personalizado é levado em conta.

Finalmente, um mecanismo lógico de análise preditiva de última geração extrapola continuamente possíveis cenários e antecipa problemas e eventos com precisão impressionante, alertando os pais antes mesmo que uma situação de risco aconteça.

Apesar de parecer a olhos desatentos uma babá eletrônica glorificada, a solução apresentada é extremamente sofisticada, pois vai além da simples detecção. Ao integrar os dados dos sensores com uma base de dados existente, alimentando-a em tempo real e extrapolando possíveis cenários, o HALP pode fazer a diferença em situações perigosas, como o perigo de morte súbita neonatal. O monitoramento menos invasivo de doenças congênitas, com registro em tempo real da evolução do paciente, também pode ter grande impacto na qualidade de vida da criança e dos pais.

Segundo explicou a pesquisadora do SAP Labs Latin America, o sistema de sensores ainda está em estágio bastante inicial, podendo ser extremamente miniaturizado, inclusive com componentes laváveis. Ainda não há data para lançamento comercial da solução, mas levando-se em conta o ponto de protótipo em que está, o HALP pode ser um avanço promissor.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor