Red Hat e NEC fazem parceria para soluções OpenStack

CloudOperadorasRedesSoftware

A Red Hat e a NEC Corporation anunciaram a formação de uma parceria para o desenvolvimento conjunto de recursos de virtualização de funções de rede (NFV) em OpenStack, com o objetivo de oferecer soluções referência em NFV com o Red Hat Enterprise Linux OpenStack Platform. De acordo com as companhias, à medida que as empresas

A Red Hat e a NEC Corporation anunciaram a formação de uma parceria para o desenvolvimento conjunto de recursos de virtualização de funções de rede (NFV) em OpenStack, com o objetivo de oferecer soluções referência em NFV com o Red Hat Enterprise Linux OpenStack Platform.

OpenStack-NFV

De acordo com as companhias, à medida que as empresas de telecomunicações transformam seu negócio e modernizam suas infraestruturas e ofertas, a virtualização das funções de rede permite-lhes oferecer com maior facilidade e rapidez serviços voltados para o cliente com maior capacidade de demanda. Os recursos de NFV da NEC integrados à plataforma Red Hat Enterprise Linux OpenStack – uma solução altamente escalável de infraestrutura como serviço (IaaS) – são projetados para permitir que as operadoras implementem com sucesso seus planos de modernização.

“A NFV oferece um enorme potencial de transformar o setor de telecomunicações e mudar radicalmente a maneira como as operadoras entregam suas soluções aos clientes. Há muito tempo a NEC admira o poder do código aberto e sempre foi uma excelente parceira. Com a ampliação dessa colaboração, estamos animados para atender os interesses das operadoras com relação ao NFV e às plataformas open source para nuvem, especificamente o OpenStack, e a ajuda-las com soluções para reduzir custos e entregar mais valor”, afirma Tim Yeaton, vice-presidente sênior de infraestrutura da Red Hat.

A parceria entre NEC e Red Hat no desenvolvimento conjunto de software open source existe há mais de uma década. Nos últimos anos, as empresas focaram seus esforços na integração de sistemas NFV com o OpenStack, aproveitando o amplo conhecimento de redes de telecomunicações da NEC. Isto permitiu a inserção rápida de recursos NFV no OpenStack e na máquina virtual Kernel (KVM), visando obter um sistema referência (carrier-grade) que inclui a aceleração do componente de encaminhamento (data plane) por meio do Data Plane Development Kit (DPDK). Além disso, esses esforços estão sendo compartilhados com a comunidade (upstream) OpenStack para fazer com que a plataforma OpenStack da Red Hat seja líder para NFV. Diversos recursos que surgiram dessa parceria foram incluídos na versão Juno do OpenStack, ou serão integrados no lançamento da versão OpenStack Kilo.

“Através da nossa longa parceria com a Red Hat, trabalhamos para construir padrões abertos no setor com um potencial enorme para expandir o reconhecimento e a adoção do NFV. A NEC, umas das dez principais colaboradoras do OpenStack e fornecedora de produtos de rede confiáveis, continuará com a parceria com a Red Hat para impulsionar a inovação no setor de telecomunicações através do open source. Entregamos comercialmente soluções SDN/NFV, incluindo vEPC e vCPE, e continuaremos impulsionando a inovação com funções virtualizadas de rede mais amplas que aumentem a agilidade, estabilidade e segurança dos serviços, bem como uma nova criação de receitas, permitindo que os clientes reduzam o custo total de propriedade de maneira significativa”, afirma Atsuo Kawamura, vice-presidente sênior da NEC Corporation.

O sistema NFV da NEC integrado com a plataforma Red Hat Enterprise Linux OpenStack será projetado para oferecer uma virtualização de pacotes móveis, também conhecida como evolved packet core (EPC) virtualizado (vEPC), bem como equipamento virtual nas instalações do cliente (Customer Premises Equipment virtual – vCPE). A NEC e a Red Hat planejam expandir ainda mais essa parceria para integrar e otimizar a plataforma OpenStack da Red Hat e a NFV, juntamente com contribuições para as comunidades de código aberto, como a OpenStack e a Open Platform for NFV (OPNFV).


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor