Red Hat lança plataforma IaaS para construção de nuvens OpenStack

CloudSoftware

A Red Hat anunciou uma nova solução que serve de base para a construção de infraestruturas como serviço (IaaS) e integra a tecnologia Openstack com o sistema operacional corporativo Linux da Red Hat. Denominada Red Hat Enterprise Linux OpenStack Platform 6 (RHELOSP6), a plataforma tem como objetivo estabelecer um novo padrão para projetos de nuvem

A Red Hat anunciou uma nova solução que serve de base para a construção de infraestruturas como serviço (IaaS) e integra a tecnologia Openstack com o sistema operacional corporativo Linux da Red Hat. Denominada Red Hat Enterprise Linux OpenStack Platform 6 (RHELOSP6), a plataforma tem como objetivo estabelecer um novo padrão para projetos de nuvem aberta para clientes de diversos setores, como educação, finanças, governo, saúde, varejo, internet e telecomunicações.

red_hat_linux

Construída dentro de um conceito colaborativo, de acordo com a Red Hat, a nova solução reforça as plataformas de nuvem com melhorias tanto no Linux quanto no OpenStack. A interoperabilidade e a facilidade de uso continuam sendo destaque, como as atualizações do instalador gráfico e as funções de gestão, que aumentam a eficiência e reduzem as complexidades de uma implementação em nuvem.

A nova plataforma IaaS da Red Hat utiliza como base a versão mais recente do OpenStack (Juno) e apresenta diversos recursos destinados a facilitar as implantações corporativas da tecnologia dentro de data centers. Além disso, oferece recursos específicos para provedores de telecomunicações, que permitem a implementação de funções de virtualização de rede (NFV) entre as operadoras.

O RHELOSP6 traz ainda uma nova API de gerenciamento para a nuvem e uma certificação para software de gerenciamento de terceiros, o que reforça o compromisso da Red Hat com o desenvolvimento de uma plataforma aberta e interoperável, em que o cliente tem o direito de escolha e não fica dependente de um único fornecedor.

“O Red Hat Enterprise Linux OpenStack Platform 6 oferece uma solução corporativa para a construção de uma infraestrutura de nuvem aberta. Ela conta, ainda, com o apoio de diversas empresas e prestadores de serviços (ecossistema de parceiros) para agilizar a transição para o OpenStack”, afirma Boris Kuszka, gerente dos arquitetos de soluções da Red Hat no Brasil.

Com este lançamento, o Red Hat OpenStack Cloud Infrastructure Partner Network – rede de parceiros da empresa que visa proporcionar maior versatilidade na nuvem e facilitar a integração entre as tecnologias e plug-ins de terceiros existentes dentro de um data centers – passou a contar com mais de 275 parceiros e mais de 1.000 soluções certificadas para uso no Red Hat Enterprise Linux OpenStack Platform.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor