Symantec alerta para risco potencial com nova função do WhatsApp

RedesSegurançaSoftwareVoIP

Como a engenharia social é uma das maiores armas dos crackers e hackers, é importante que o usuário tome cuidados redobrados, em especial quando a empresa em que trabalha adota políticas de BYOD. A Symantec emitiu um alerta para os riscos que a pressa pela obtenção pelo recurso de chamadas de voz do WhatsApp pode

Como a engenharia social é uma das maiores armas dos crackers e hackers, é importante que o usuário tome cuidados redobrados, em especial quando a empresa em que trabalha adota políticas de BYOD. A Symantec emitiu um alerta para os riscos que a pressa pela obtenção pelo recurso de chamadas de voz do WhatsApp pode trazer.

whatapp4

Existem muitos casos de pedidos pela inserção do número do telefone celular em fóruns, redes sociais e páginas na web para adquirir a nova função de realizar chamadas de voz. Isso pode levar ao envio de links falsos, SPAMs por telefone ou outros tipos de ameaças físicas.

O principal risco que os usuários se expõem ao publicar dados pessoais em sites e redes sociais é o de receber chamadas e cobranças indevidas, que podem vir de diversos Estados brasileiros. Os criminosos também podem usar o número para forjar um falso sequestro, pedindo dinheiro para o resgate de um familiar, por exemplo.

Além disso, os cibercriminosos também começaram a aplicar golpes que enviam um link para o telefone do usuário com uma mensagem falsa, com frases como “Parabéns!! Você foi convidado a experimentar ligações Por WhatsApp! Convide 10 amigos ativos no WhatsApp para ativar a função”. Caso haja o clique, todos os contatos daquele telefone são roubados e um malware passa a enviar o mesmo spam para sua lista de amigos.

A Symantec recomenda não divulgar números móveis e fixos em páginas da web abertas ao público. Caso já tenha disponibilizado seu telefone, ignore as mensagens e links encaminhados por desconhecidos ou, caso tenha vindo de amigos, cheque a informação com eles antes de clicar. Se quiser muito experimentar a nova funcionalidade do WhatsApp antes do lançamento oficial, a dica é pedir apenas para pessoas que você conhece, limitando a solicitação.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor