TOTVS desenvolve protótipo de interatividade com smartwatches

AppsHOMEInovaçãoMobilidadeSoftwareVestíveis

O laboratório de pesquisa e desenvolvimento da TOTVS na Califórnia desenvolveu um protótipo para analisar a interação de Beacons, tecnologia revolucionária de microlocalização, com smartwatches. O objetivo da companhia com os testes é validar a tecnologia e os relógios inteligentes como uma interface para o usuário, e, posteriormente, avaliar a aderência dessa solução ao mercado

O laboratório de pesquisa e desenvolvimento da TOTVS na Califórnia desenvolveu um protótipo para analisar a interação de Beacons, tecnologia revolucionária de microlocalização, com smartwatches. O objetivo da companhia com os testes é validar a tecnologia e os relógios inteligentes como uma interface para o usuário, e, posteriormente, avaliar a aderência dessa solução ao mercado e aos seus clientes.

smartwatch1

Os sensores de microlocalização existentes nos Beacons possibilitam a interação das pessoas com o mundo real por meio de dispositivos móveis, como smartphones e smartwatches, conferindo vida aos objetos e transformando-os em poderosas fontes de informação para empresas de diferentes setores da indústria. Com a tecnologia, as empresas podem enviar uma mensagem com dicas ou informações sobre um produto visualizado pelo cliente e, até mesmo, um cupom de desconto. Para isso, o usuário precisa ter instalado no dispositivo um aplicativo que permita essa interação.

Muitas empresas vêm avaliando a troca de informações entre Beacons e smartphones, porém, com o crescimento previsto para a adoção dos relógios inteligentes, a TOTVS decidiu realizar protótipos com a tecnologia de pulso.

Os testes iniciais já indicam facilidades de intercâmbio dos Beacons com os smartwatches em relação aos celulares. “A interação com o relógio causará uma ruptura menor do que com o smartphone, uma vez que a tela do smartwatch está visível o tempo todo, enquanto o aparelho de telefone, normalmente, está no bolso ou da bolsa das pessoas, fazendo com que muitas oportunidades de interação sejam perdidas pela visualização tardia da informação”, explica Vicente Goetten, diretor do TOTVS Labs.

Por outro lado, a tela dos relógios é menor do que a do smartphone, o que pode restringir a interação das empresas com os usuários. Por isso, a companhia está avaliando também que tipo de informação faz sentido ser enviada por meio dos Beacons aos smartwatches.

O TOTVS Labs já testou a interação da tecnologia com um smartwatch disponível no mercado. “Esperamos uma rápida e ampla adoção dos relógios inteligentes devido à ansiedade gerada pelo lançamento previsto para 2015. Além disso, acreditamos que os Beacons possuem alto potencial de implementação nas organizações de diversos segmentos até 2016. Por isso, elaboramos um protótipo para validar a tecnologia e avaliar a aderência dela ao mercado e aos nossos clientes e, caso faça sentido, desenvolveremos soluções corporativas específicas para os setores em que atuamos”, diz Goetten.

O segmento com maior aderência aos Beacons é o varejo, no entanto, a tecnologia também deve aprimorar a experiência dos consumidores em restaurantes, hospitais, estádios, museus e, até mesmo, em instituições de ensino, uma vez que pode ser configurada conforme as necessidades das organizações.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor