Vírus transmitido por SMS infecta aparelhos Android

MobilidadeSegurançaSistema OperacionalVírus

A empresa de segurança AdaptiveMobile emitiu um alerta sobre o Gazon, um vírus que contagia dispositivos Android através de SMS. O usuário recebe uma mensagem, em que é dito que ganhou um cartão-presente da loja Amazon, com um valor de US$ 200, acompanhado de um link fraudulento, que já foi desativado. Ao acessar o link,

A empresa de segurança AdaptiveMobile emitiu um alerta sobre o Gazon, um vírus que contagia dispositivos Android através de SMS.

android mau

O usuário recebe uma mensagem, em que é dito que ganhou um cartão-presente da loja Amazon, com um valor de US$ 200, acompanhado de um link fraudulento, que já foi desativado.

Ao acessar o link, é instalado um app malicioso, que depois percorre toda a lista de contatos do usuário, enviando a mesma mensagem, para aumentar o número de infectados.

De acordo com a AdaptiveMobile, o vírus espalhou-se por trinta países. Só nos Estados Unidos, contabilizaram-se pelo menos 4 mil aparelhos Android afetados pelo Gazon.

O aplicativo tem como principal objetivo faturar com os cliques em links promocionais de publicidade. A empresa que emitiu o alerta avisa ainda que o aplicativo não foi encontrado na loja do Android e que, por isso, não é emitido qualquer alerta quando o app é baixado. Para remover o Gazon, basta desinstalar o aplicativo, a partir das configurações do Android.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor