Webmotors completa 20 anos com reestruturação tecnológica em nuvem

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O Webmotors, referência em classificados online de veículos, ampliou sua infraestrutura de TI e redes de software com um projeto de ferramentas baseadas em nuvem da Microsoft, como o pacote Office 365 e o Dynamics CRM Online. Num processo que durou três meses, a implementação foi conduzida pelas parceiras Compusoftware Solutions & Reseller, Tridea by

O Webmotors, referência em classificados online de veículos, ampliou sua infraestrutura de TI e redes de software com um projeto de ferramentas baseadas em nuvem da Microsoft, como o pacote Office 365 e o Dynamics CRM Online. Num processo que durou três meses, a implementação foi conduzida pelas parceiras Compusoftware Solutions & Reseller, Tridea by AlfaPeople e Level 3 Communications.

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Pioneiro, o Webmotors entrou no ar em 1995 e é considerado o maior portal brasileiro especializado no setor automotivo. Com média de 18 milhões de visitantes únicos mensais, é líder do segmento de classificados online de compra e venda de automóveis, motos e veículos utilitários, mais de 200 mil unidades anunciadas.

Depois de otimizar a estrutura de busca do site, o Webmotors decidiu redesenhar sua infraestrutura tecnológica e rede de comunicação. A solução encontrada para a renovação interna foram as ferramentas de produtividade da Microsoft, como o Office 365, que foram implementadas pela Compusoftware e pela Level 3, como a ferramenta de colaboração Lync (Skype for Business), além da infraestrutura de rede, e pela Tridea by AlfaPeople, que implementou o Dynamics CRM Online.

São 250 pessoas que usam agora o pacote Office 365 e todas as suas ferramentas, principalmente o Lync (Skype for Business) e o Outlook. A principal mudança no dia a dia operacional desses funcionários é a questão da mobilidade proporcionada pelo acesso remoto às suas ferramentas de trabalho. Por exemplo, agora podem fazer conferencias pelo celular e usar o Sharepoint e o Onedrive para trocar arquivos pesados, com toda a segurança proporcionada pela nuvem da Microsoft.

“A grande vantagem é que a área de TI não precisa mais diferenciar a oferta de ferramentas para os usuários, agora não importa se ele é da equipe comercial, que está sempre na rua, ou um funcionário que passa mais tempo no escritório. Ambos são igualmente atendidos pelas ferramentas, independentemente de onde estão”, diz Marco Lonzetti, CIO do WebMotors.
Embora ainda usem o Lync como ferramenta de colaboração e teleconferência, o CIO diz que futuramente não descarta utilizar o Lync Server como um PABX, o sistema de telefonia propriamente dito.

A partir de março, uma importante mudança nos processos internos também será colocada em prática, com a entrada em operação do Dynamics CRM Online. Serão impactados diretamente 65 funcionários, que são os atendentes do call center e a equipe de operações. São realizados 15,1 mil atendimentos por mês, em média, sendo 9.000 por e-mail e 6.100 por telefone. Todos os fluxos de processos foram mapeados e desenhados dentro do Dynamics, como por exemplo: reembolsos, segunda via de um boleto, ou qualquer outra abertura de um chamado.

“Por conta da nossa nova infraestrutura interna, a informação circula muito mais rápido, às vezes é questão de minutos para que um chamado aberto no call center chegue nas mãos da pessoa certa da nossa equipe de tecnologia, pois já tenho todos os processos mapeados. Como toda a equipe interage dentro do Dynamics CRM, aumentamos a produtividade eliminando processos, como o envio de arquivos anexos por e-mail. Realmente conseguimos amarrar todas as pontas, a beleza do negócio é exatamente essa”, explica Lonzetti.


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