Yahoo apresenta senhas “on demand”

Segurança

A partir de agora, será possível aceder às contas Yahoo sem que, para isso, seja necessário que os usuários saibam suas senhas. A meta é melhorar a segurança das contas e, simultaneamente, facilitar o processo ao eliminar a obrigatoriedade de cada usuário se lembrar de sua senha. O número de usuários que precisa de alterar sua password porque não

A partir de agora, será possível aceder às contas Yahoo sem que, para isso, seja necessário que os usuários saibam suas senhas. A meta é melhorar a segurança das contas e, simultaneamente, facilitar o processo ao eliminar a obrigatoriedade de cada usuário se lembrar de sua senha.

pass

O número de usuários que precisa de alterar sua password porque não se consegue lembrar da mesma deverá ter inspirado a Yahoo a criar um serviço a que chamou senhas “on demand” e que consiste no envio sistemático de pequenas senhas sempre que o proprietário de uma conta precise de aceder a seu e-mail.

Na área de definições de conta Yahoo, estará uma opção que permite ativar estas senhas “on demand” transformando, a partir daí, a caixa que permitia escrever a senha num botão que, ao ser clicado, envia automaticamente um novo código para o número de celular registrado. Este processo repete-se sempre que o usuário quiser aceder a sua conta e será sempre gerada e enviada uma senha nova e única com apenas quatro caracteres.

Para além de ajudar os usuários com a eliminação da necessidade de se lembrarem de suas senhas, este novo sistema da Yahoo é também uma solução de segurança já que a senha enviada é constantemente renovada, diminuindo os riscos de ataque virtual e violação da privacidade.

De acordo com o vice presidente de gestão de produto da Yahoo, Dylan Casey, aquando da apresentação das passwords “on demand”, este é o primeiro passo para eliminar senhas. Em declarações reportadas pelo CNET, Casey explica que a indústria não tem feito um bom trabalho para atender às necessidades de quem utiliza seus produtos.

Existem cada vez mais soluções para reforçar a segurança no acesso a contas tanto pessoais como corporativas, tal como a autenticação em dois passos ou a autenticação biométrica. A verificação da identidade em dois passos já é disponibilizada por grande parte dos principais sites, incluindo o Yahoo, mas as senhas “on demand” poderão revelar-se mais apelativas graças à “facilidade”, pondo fim a uma senha permanente.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor