Yamaha aumenta marketshare com geomarketing

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A Yamaha Motor do Brasil escolheu a solução OnMaps, da Geofusion, empresa investida pela Intel Capital e fundo CRIATEC, para otimizar sua operação e melhorar sua tomada de decisões. Com uma rede de aproximadamente 500 concessionárias no Brasil, a companhia, líder global no mercado de motocicletas, deslocava seus colaboradores para a realização de pesquisas de

A Yamaha Motor do Brasil escolheu a solução OnMaps, da Geofusion, empresa investida pela Intel Capital e fundo CRIATEC, para otimizar sua operação e melhorar sua tomada de decisões.

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Com uma rede de aproximadamente 500 concessionárias no Brasil, a companhia, líder global no mercado de motocicletas, deslocava seus colaboradores para a realização de pesquisas de campo sempre que precisava definir suas ações para cada região onde atua. Além disso, a fabricante utilizava uma estratégia nem sempre eficaz (basicamente rastreava o local onde os rivais abriam uma loja), para planejar suas ações na mesma região.

Todo esse trabalho dependia do uso de mapas físicos, tinha custo alto e demorava meses para ficar pronto. Às vezes, os dados já estavam desatualizados ao final da pesquisa. Mas os negócios não paravam de crescer e exigiam cada vez mais informações rápidas e assertivas.Diante desse cenário, a Yamaha passou a fazer a gestão de sua rede com o apoio do OnMaps, uma plataforma web de inteligência geográfica, rica em dados de mercado, como o potencial de consumo, a localização da concorrência e o perfil da população.

“Precisávamos aumentar o marketshare, melhorar a performance de vendas e, claro, fortalecer a marca”, destacou em comunicado Isac Lima, analista de Planejamento da Rede e Negócios da Yamaha Motor do Brasil. “Além disso, era necessário organizar a rede de concessionárias, aumentando sua capilaridade e prepará-la para receber os lançamentos”, explica.

Foram identificados dois grandes desafios para a obtenção da meta: haviam lojas mal posicionadas e outras com o mix de produtos inapropriados para o local de atuação. Com o auxílio da plataforma desenvolvida pela Geofusion, referência em Inteligência Geográfica de Mercado, foram feitos os seguintes mapeamentos:

  • Identificação das unidades de melhor performance, para entender os fatores geográficos que explicam o sucesso delas
  • Mapeamento das unidades que apresentavam baixa performance, mas estavam situadas em locais com potencial. Nesses casos, foi feito um trabalho de adequação do mix de produtos à região
  • Localização das unidades que tinham baixa performance e estavam em regiões de baixo potencial. Esse grupo de concessionárias teve suas operações encerradas

Após a implantação do OnMaps, a Yamaha percebeu um crescimento de 2,5% em seu marketshare em menos de um ano. A empresa passou a vender mais com um número menor de concessionárias e com a reorganização da rede, também foi possível diminuir a canibalização entre as unidades e otimizar a cadeia de distribuição.

Um exemplo desse sucesso foi a inauguração de duas novas concessionárias no Mato Grosso do Sul, de um mesmo grupo empresarial, que em menos de seis meses de atuação aumentaram o marketshare de 2,4% para 15% e de 1,6% para 19,5% respectivamente.

“Hoje, após esse intenso trabalho de reestruturação da rede de concessionários, estamos prontos para aumentar nosso número de lojas mantendo um crescimento constante e sustentado”, ressalta Lima. “O mais importante dessa mudança é que trabalho tem sido feito de maneira coordenada e com base em nossa inteligência interna”, conclui.


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