Anatel determina que teles melhorem indicadores de qualidade

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que as operadoras de telefonia móvel melhorem os indicadores de qualidade de rede, em todos os municípios brasileiros. O descumprimentos da determinação pode ocasionar multas às companhias. As operadoras terão que apresentar níveis de acesso às redes de voz e dados, que medem a disponibilidade da do sinal

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que as operadoras de telefonia móvel melhorem os indicadores de qualidade de rede, em todos os municípios brasileiros. O descumprimentos da determinação pode ocasionar multas às companhias.

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As operadoras terão que apresentar níveis de acesso às redes de voz e dados, que medem a disponibilidade da do sinal quando o usuário realiza uma conexão de internet ou ligação. O índice, segundo a agência precisa estar acima dos 85%. As estatísticas de queda das redes para voz e dados e que medem também a taxa de desconexões sem interferência do usuário, precisam estar abaixo dos 5%, conforme a resolução a agência reguladora, em comunicado.

Todas as operadoras do País, sendo as quatro maiores, Claro, TIM, Oi e Vivo, além da Nextel que há menos tempo está na operação de telefonia 3G e das regionais Algar Telecom (Antiga CTBC de Uberlândia) e Sercomtel (Londrina), estão sujeitas à decisão.

O prazo para adequar a própria rede às determinações da Anatel varia dos seis até os 15 meses, dependendo do município. As teles terão que apresentar em um prazo menor, 60 dias, o plano para envio de SMS aos usuários, serviço que deve servir para para informá-los sobre o ranking de qualidade de rede, fornecido pela agência reguladora.

Ainda de acordo com o despacho publicado pela Anatel no Diário Oficial da União da quarta-feira, as companhias podem arcar com multa de até R$ 10 milhões, caso descumpram a meta. “As novas determinações resultam da avaliação dos resultados dos planos de melhorias aprovados pela Anatel em 2012, com duração de dois anos”, disse a agência. A Anatel concluiu que houve cumprimento parcial dos compromissos assumidos nos planos de melhoria e determinou a instauração de procedimentos de apuração de descumprimento de obrigações.

Medições realizadas pelo órgão em fevereiro deste ano mostram que a Claro cumpriu 93,7% dos indicadores de acesso e queda das redes; a TIM cumpriu 90,1%, a Oi 86,1%, a Vivo 83,8%, a Algar Telecom 63,9% e a Sercomtel, na lanterna, cumpriu apenas 50%.


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