LG fatura quase US$ 13 bilhões no primeiro trimestre

MobilidadeNegóciosSmartphones

A LG Electronics anunciou os resultados do primeiro trimestre. A empresa reportou lucro líquido de US$ 34,91 milhões e lucro operacional de US$ 277,45 milhões, com alta em relação ao trimestre anterior, no último período de 2014. As receitas consolidadas de US$ 12,72 bilhões permaneceram quase que inalteradas em relação ao mesmo período do ano

A LG Electronics anunciou os resultados do primeiro trimestre. A empresa reportou lucro líquido de US$ 34,91 milhões e lucro operacional de US$ 277,45 milhões, com alta em relação ao trimestre anterior, no último período de 2014.

lg

As receitas consolidadas de US$ 12,72 bilhões permaneceram quase que inalteradas em relação ao mesmo período do ano anterior, uma vez que as altas vendas de smartphones contra balancearam um declínio nas receitas. A divisão de celulares da sul-coreana teve o melhor primeiro trimestre em receita desde a introdução de seu primeiro dispositivo Android, no ano de 2010. A unidade de HomeAppliance & Air Solutions também viu sua rentabilidade melhorar em relação ao mesmo período do último ano.

A divisão Home Entertainment da empresa reportou receitas de US$ 4,03 bilhões no primeiro trimestre, o que representa uma queda de 5% em relação ao mesmo período no ano passado. A margem operacional ficou abaixo da registrada no mesmo período no ano passado devido ao câmbio desfavorável e à sazonalidade que resultou na queda nas receitas com televisores LCD na América do Norte, Europa e América Latina, se comparadas com o trimestre anterior. A expectativa é que o foco no marketing das TVs 4K Ultra HD e OLED, mais a crescente demanda na Ásia e América do Norte por todos os produtos de TV criem um ambiente mais favorável para a divisão no segundo trimestre deste ano.

O nicho de comunicações móveis fez um primeiro trimestre forte em 2015, vendendo 15,4 milhões de smartphones, um número 26% maior do que o mesmo período no ano passado. As vendas totalizaram US$ 3,27 bilhões, uma alta de 5% em relação ao primeiro trimestre de 2014. As margens do lucro operacional subiram tanto na comparação trimestre sobre trimestre quanto no ano sobre ano. As vendas na América do Norte registraram alta considerável, de 66%, na comparação com o mesmo período de 2014.

Já as vendas na Coreia do Sul cresceram 57% em relação ao trimestre anterior com a introdução do smartphone G Flex2, modelo top de linha, com display OLED de superfície curvada. O lançamento de outro premium, o G4, no segundo trimestre deve fortalecer a presença da empresa no segmento de smartphones de alto padrão e elevar a rentabilidade da divisão.

Já em Home Appliance e Air Solution, a companhia divulgou um lucro operacional de US$ 208,45 milhões, o que representa alta de 9% em relação ao mesmo período no ano anterior. A margem de lucro de 5,6% no primeiro trimestre foi resultado, em grande parte, da melhora do cardápio de produtos e da estrutura de custos. As receitas totalizaram US$ 3,69 bilhões, registrando queda de 2% na comparação ano sobre ano anterior, por conta, em grande parte, à maior concorrência na América do Norte e às altas taxas de câmbio para o dólar, desfavoráveis nos mercados em desenvolvimento.

Para os próximos meses, a gigante prevê um aumento nas vendas de condicionadores de ar e refrigeradores durante a temporada de pico de calor no hemisfério Norte, com a introdução de novos produtos no mercado. Todos os resultados divulgados em dólar pela companhia, consideraram o WonSul-coreano com o valor de KRW 1.100 para cada US$ 1, uma média alcançada durante os primeiros três meses do ano (Q1, 2015).


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor