Microsoft remodela 50 unidades Nokia e anuncia expansão

MobilidadeNegóciosOperadorasRedes

O processo de substituição no varejo da marca Nokia pela Microsoft – adquirida um ano atrás por quase € 4 bilhões – abrange mais do que a remodelação dos mais de 50 pontos de venda (PDVs) que a marca mantinha em 13 estados do País: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais no Sudeste; Goiás na

O processo de substituição no varejo da marca Nokia pela Microsoft – adquirida um ano atrás por quase € 4 bilhões – abrange mais do que a remodelação dos mais de 50 pontos de venda (PDVs) que a marca mantinha em 13 estados do País: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais no Sudeste; Goiás na região Centro-Oeste; Pernambuco, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Ceará no Nordeste e Pará e Amazonas, no Norte do Brasil.

lumia535_feature

As unidades em forma de lojas e quiosques, instalados em shopping centers, passarão a comercializar não só smartphones da família Lumia e seus acessórios, mas também outros produtos que compõem o portfólio da empresa como as licenças do software Office 365, cartões de recarga Xbox Live e Live Gold para utilização nos consoles Xbox 360 e One, além de créditos para a utilização do Skype em ligações locais e internacionais com números de telefone fixo e móvel.

A Microsoft possui Atualmente pontos de vendas próprios em países como Estados Unidos, Canadá e Porto Rico. Com as lojas Nokia, que passarão pela conversão para a marca Microsoft Devices em todo o mundo, a gigante proprietária do Windows, passa a atuar também no varejo de mercados como Europa e América do Sul, com rede própria e também o auxílio de revendedores autorizados.

No Brasil, as lojas e os quiosques já utilizam o modelo de franquias com parceiros como Águia Telecom e Nextop e ainda há planos de expansão para triplicar o número de PDVs até o final de 2016. “Essa estratégia de mudança de marca representa uma enorme oportunidade para ampliarmos a presença da Microsoft no varejo e o contato direto com os consumidores, que passarão ter acesso ao nosso portfólio completo de produtos e serviços”, comenta Cármine Silvestri, diretor-geral da divisão de Mobile Devices da Microsoft no Brasil. “Também investiremos em tecnologia inovadora em nossas lojas, que beneficiarão tanto clientes quanto lojistas“, afirma o executivo.

A primeira loja autorizada já com a marca Microsoft, inaugurada no Brasil – e também a 1ª da América do Sul – deve ser a do Shopping Eldorado, em São Paulo, propriedade da Águia Telecom, dona de outros 27 pdvs da marca em todo o território nacional. “Atuo há 18 anos no mercado de Telecom no Brasil e posso garantir que o modelo de franquias que tínhamos com as lojas Nokia e agora com a Microsoft é o mais bem-sucedido da nossa história no varejo deste setor no País. Nossa expectativa, especialmente com o aumento da oferta de produtos e serviços, é a de aumentar significativamente os nossos resultados”, diz André Sudario, diretor-presidente da Águia Telecom.

Além da troca das fachadas, do mobiliário e da ampliação da oferta de produtos, a companhia indica que o espaço receberá prateleiras inteligentes, ainda inéditas no varejo brasileiro. O sistema utiliza o Kinect, sensor de movimento da Microsoft, cuja aplicação mais conhecida é a de acessório do videogame Xbox, para identificar as necessidades do cliente e interagir com ele, em tempo real, mudando a experiência de compra de produtos e serviços Microsoft.

Um exemplo prático é quando a pessoa olha ou pega algum produto em exposição, vídeos sobre o produto são exibidos na tela de uma TV e acessórios compatíveis são sugeridos, tudo em tempo real. O Kinect ainda será utilizado como ferramenta dos lojistas para que compreendam melhor os desejos e as necessidades dos consumidores. O aplicativo utilizado neste caso será o HeatMapping, que faz um mapeamento de calor e movimento na loja, monitorando a circulação dos clientes dentro dela.

Com os dados, as lojas poderão estar mais preparadas para disponibilizar em suas gôndolas exatamente o que o consumidor busca e onde ele espera que o produto esteja. Com isso a Microsoft sinaliza um atendimento mais eficiente e ágil, o que pode aumentar a satisfação dos consumidores. Todas as novidades poderão ser conferidas na loja da capital paulista, que será inaugurada na quarta-feira, 29. do dia 29 de abril. Na ocasião, os primeiros 100 consumidores que adquirem qualquer smartphone Lumia da loja devem receber um brinde especial, não especificado pela Microsoft.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor