Mini sensores wireless monitoram “saúde” de avião e diminuem custos

Software

A Lord Corporation, conhecida no Brasil por ser líder em adesivos estruturais para indústrias, também atua globalmente na área aeroespacial e de defesa e segurança. Percebendo potencial oportunidade em terras brasileiras, a empresa apresenta pela primeira vez na LAAD 2015 Defence & Security, que ocorre entre até 17 de abril no Riocentro (RJ), as tecnologias

A Lord Corporation, conhecida no Brasil por ser líder em adesivos estruturais para indústrias, também atua globalmente na área aeroespacial e de defesa e segurança. Percebendo potencial oportunidade em terras brasileiras, a empresa apresenta pela primeira vez na LAAD 2015 Defence & Security, que ocorre entre até 17 de abril no Riocentro (RJ), as tecnologias mais avançadas de sensoriamento wireless.

São sensores que podem ser interligados a várias unidades computacionais autonômas capazes de coletar dados (temperatura, pressão, deslocamento, vibração, umidade etc.) e transmiti-los para uma central (no caso dos produtos da Lord eles podem até ficar armazenados em uma tecnologia de nuvem, chamada SensorCloud) e o mais interessante: tudo conectado sem fios, sem a necessidade de alimentação externa e em tamanhos compactos

Um avanço para a área aeroespacial e de defesa e segurança que pode contar com uma tecnologia de ponta e confiável capaz de reduzir custos de manutenção já que detectam a integridade dos componentes de, por exemplo, uma aeronave antes de sua deterioração e faz com que aumente sua eficiência no gerenciamento. Como também são compactos e leves, o equipamento é muito eficaz ao ser aplicado em VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) popularmente conhecido como drones.

O sensoriamento remoto é tão importante que foi listado no Fórum Econômico Mundial como uma das dez tecnologias com potencial para salvar a economia mundial.

“Desde sua fundação, há mais de 90 anos, a Lord tem se preocupado em apresentar ofertas inovadoras que se traduzem em soluções mais confiáveis e eficazes para seus clientes. Portanto, ao apresentar essas tecnologias ao mercado brasileiro acreditamos contribuir de maneira significativa para o aumento da competitividade do setor aeroespacial e de defesa e segurança no Brasil”, afirma Wellington Rodrigues, gerente de desenvolvimento de negócios da LORD no mercado aeroespacial e defesa na América Latina.

Durante a LAAD 2015, a Lord apresenta o GX4 unidade inercial (um dos mais compactos e precisos do segmento), IEPE-Link de sensoriamento (com tecnologia wireless para acelerômetros tipo IEPE/ICP), além de outros produtos como sistema HUMS (Health and Usage Monitoring Systems), sistema SHM (Monitoramento de Saúde Estrutural) e unidades inerciais IMU (Inertial Measurement Unit) e amortecedores de vibração.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor