Novo golpe usa falsas chamadas de suporte técnico

CyberwarSegurança

A ESET, fornecedora de soluções de segurança da informação, emitiu um alerta sobre golpes nos quais cibercriminosos simulam uma chamada de suporte técnico por telefone. Durante a chamada, um falso técnico informa que o sistema do computador da vítima está com problemas e oferece ajuda, com o intuito de invadir o equipamento. “Nos casos em

A ESET, fornecedora de soluções de segurança da informação, emitiu um alerta sobre golpes nos quais cibercriminosos simulam uma chamada de suporte técnico por telefone. Durante a chamada, um falso técnico informa que o sistema do computador da vítima está com problemas e oferece ajuda, com o intuito de invadir o equipamento.

hacker

“Nos casos em que os golpes são bem-sucedidos e as pessoas fornecem acesso ao computador, os cibercriminosos conseguem adicionar dados e programas no computador ou, até mesmo, bloquear o próprio usuário”, afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET no Brasil. “A melhor maneira de evitar problemas como esse é não fornecer dados e senhas para pessoas que não sejam de extrema confiança. Além disso, também aconselho ter sempre uma ferramenta de backup instalada no PC”, complementa.

Os especialistas da ESET recomendam que não se confie em ligações inesperadas de suporte técnico, pois qualquer pessoa pode buscar informações básicas sobre você na internet e simular uma chamada.

Sempre que receber uma ligação não esperada, finalize imediatamente. Em vez de tentar obter mais informações, em geral, desligar o telefone é uma boa decisão para minimizar os riscos.

SSe alguém afirma que você tem problemas com vírus, questione como ele sabe dessa informação (ou qualquer outro problema no sistema). Em algumas circunstâncias, um prestador de serviço, de fato, possui ferramentas para identificar o proprietário de um computador infectado, mas a maioria das empresas não está autorizada a fazer esse contato.

Caso perceba que existe alguma verdade na chamada recebida, solicite todas as informações necessárias que garantam a origem da ligação e o responsável por ela.

Qualquer um pode afirmar ser outra pessoa por telefone. Contatos de suporte legítimos, na maioria das vezes, ocultam o número do qual estão ligando. Por isso, se você consegue visualizar o número, desconfie ainda mais.

Como sempre, a melhor forma de se evitar um golpe é evitar o acesso a informações via engenharia social e, é claro, manter a máquina sempre protegida, além do firewall da empresa sempre atualizado.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor