Número de smartphones conectados no Brasil supera o de computadores

Mobilidade

A Fundação Getúlio Vargas, em seu 26º Relatório Anual de tecnologia da Informação, revelou que no Brasil 154 milhões dos 306 milhões de dispositivos conectados a internet são telefones inteligentes. Dos 152 milhões de dispositivos restantes, 128 milhões são computadores e 24 milhões são tablets, confirmando a maciça presença dos smartphones como primeiro canal de

A Fundação Getúlio Vargas, em seu 26º Relatório Anual de tecnologia da Informação, revelou que no Brasil 154 milhões dos 306 milhões de dispositivos conectados a internet são telefones inteligentes.

brasil smartphones

Dos 152 milhões de dispositivos restantes, 128 milhões são computadores e 24 milhões são tablets, confirmando a maciça presença dos smartphones como primeiro canal de consumo de informação da população conectada.

Ao todo, o Brasil tem cerca de três dispositivos para cada dois habitantes do país, acima da média mundial de dispositivos por habitante.

A pesquisa também indica que o Brasil manteve o ritmo de crescimento do número de computadores desde 1998. A cada quatro anos, o volume de máquinas dobra. A previsão é que, até 2017, o país tenha o mesmo número de computadores ou tablets que de habitantes.

De acordo com o estudo, houve uma retração de 10% no mercado de computadores em relação a 2013, mas há a expectativa de um crescimento de 8% para 2015 por causa da popularização dos tablets, que já respondem por mais de 50% das vendas de equipamentos.

A FGV apurou que o investimento das empresas em tecnologia triplicou nos últimos vinte anos, passando de 2,5% do seu faturamento (1994) para 7,6% (2014). Para cada ponto percentual investido a mais em TI, as empresas obtiveram um lucro 7% superior após dois anos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor