Veeam disponibiliza ferramenta grátis de backup

AppsHOMEMobilidadeSoftware

A multinacional suíça Veeam lançou uma ferramenta grátis de backup capaz de fazer backups de desktops e laptops com sistema operacional Windows. O Veeam Endpoint Backup FREE é parte da família da Veeam de ferramentas gratuitas, que também inclui o Veeam Backup Free Edition, Veeam ONE Free Edition e Veeam Task Manager for Hyper-V. O

A multinacional suíça Veeam lançou uma ferramenta grátis de backup capaz de fazer backups de desktops e laptops com sistema operacional Windows. O Veeam Endpoint Backup FREE é parte da família da Veeam de ferramentas gratuitas, que também inclui o Veeam Backup Free Edition, Veeam ONE Free Edition e Veeam Task Manager for Hyper-V.

Computer Chip background

O Veeam Endpoint Backup FREE permite backup de terminais para um hard drive externo, uma pasta compartilhada na rede ou um repositório do Veeam Backup & Replication. Se o sistema de um usuário tem uma pane, o hard drive falha ou os arquivos são corrompidos ou acidentalmente deletados, eles podem recuperar o que precisarem em questão de minutos. A solução possibilita a criação de mídia de recuperação inicializável, que ajuda os usuários a consertar problemas com as máquinas, prevenindo que o sistema operacional inicialize, ou mesmo que redefina a senha do administrador local.

Se alguém quer fazer o backup do seu dispositivo pessoal, proteger alguns últimos servidores físicos em um data center, ou garantir que os dados de cerca de uma dúzia de laptops de uma pequena empresa possam ser recuperados, se perdidos, a nova ferramenta grátis da Veeam cuida disso. E apesar de ser grátis, graças à ajuda dos quase 20 mil usuários beta ativos, o produto entrega a mesma confiabilidade que as principais soluções de software da Veeam.

“Mesmo nos ambientes altamente virtualizados de hoje, a maioria dos terminais permanece físico e eles precisam ter backup”, disse Doug Hazelman, Vice-Presidente de Estratégia de Produto da Veeam. “Não é um problema pequeno. Com mais de 330 milhões de dispositivos Windows embarcados no ano passado, isso é muito terminal para proteger. Enquanto as soluções de disponibilidade evoluíram exponencialmente para o data center virtualizado, a proteção do terminal tem sido um tanto ignorada. Com o Veeam Endoint Backup FREE, profissionais de TI têm agora uma solução simples para fazer o backup de terminais. Além disso, caso a organização de TI ainda tenha alguns servidores físicos no seu data center, o Veeam Endpoint Backup FREE pode ajudar a preencher essa lacuna.”

Ainda que simples de usar, o Veeam Endpoint Backup FREE é também um produto poderoso. Os recursos principais de backup incluem a habilidade de fazer backups baseado em imagem, em nível de volume e em nível de arquivo, com uma configuração ajustável que inclui múltiplas opções de agendamento. A recuperação também é flexível e simples, com diversas opções de recuperação fáceis de usar, todas do mesmo backup baseado em imagem, incluindo recuperação bare-metal para o mesmo ou outro hardware, restaurações em nível de volume e arquivo. Adicionalmente, graças ao mesmo formato de backup, usuários do Veeam Backup FREE Edition são capazes de executar a recuperação de item de aplicação com o Veeam Explorers para Microsoft Exchange, Active Directory, SQL e SharePoint a partir do backup de máquinas de servidores criados com o Veeam Endpoint Backup FREE.

Usuários de edições pagas do Veeam Backup & Replication em ambientes virtuais VMware vSphere ou Microsoft Hyper-V poderão adicionalmente aproveitar todas as vantagens dos repositórios de backup Veeam como locais de destino para os backups do Veeam Endpoint Backup FREE, e executar trabalhos de monitoramento básico centralizado e gerenciamento de proteção de terminais dentro do próprio console do Veeam Backup & Replication. Essa integração estende algumas capacidades familiares (por exemplo, melhor recuperação de item de aplicação Veeam Explorers, exportação de conteúdo copiado de disco físico para vários formatos de disco virtual, criptografia de arquivos de backup etc.) para os backups de terminais, enquanto permite que os administradores de backup controlem a disponibilidade dos repositórios de backup Veeam para os usuários finais com um sistema de permissões flexível.

“O backup de terminais tem sido uma tarefa difícil para pequenas e médias empresas e indivíduos”, disse Liz Conner, Gerente de Pesquisa da IDC. “Com esta nova ferramenta gratuita, a Veeam introduziu uma solução interessante e elegante para indivíduos que buscam fazer o backup de suas máquinas pessoais, ou como proteção para um número pequeno de terminais da empresa ou mesmo para alguns servidores físicos.”

“Nós implementamos o Veeam Endpoint Backup FREE como uma ferramenta self-service para nossos coordenadores de banco de dados”, disse Didier Van Hoye, Arquiteto Técnico na Flemish Geographical Information Agency (FGIA). “Eles têm total controle sobre o backup nativo do SQL Server para arquivos em disco, onde eles podem mantê-los de cinco a seis dias, mas para retenção em longo prazo, eles precisam movê-los para um armazenamento de nível inferior. O Veeam Endpoint Backup FREE fornece uma ferramenta fácil de usar para fazer o backup dos arquivos copiados de SQL para o nível inferior e provê uma restauração self-service fácil, quando necessária para uso com as ferramentas de restauração do backup nativo do SQL Server. É muito fácil.”


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor