WhatsApp libera ligação por IP para todos os usuários Android

AppsMobilidadeRedesSoftwareVoIP

A possibilidade de fazer ligações de voz pelo WhatsApp finalmente foi liberada para todos os usuários do sistema Android. Anteriormente, a funcionalidade era restrita a convidados, e foi sendo liberada aos poucos, inicialmente pelo app baixado diretamente pela página do serviço de comunicação instantânea. Nos testes da B!T, a função apareceu a partir da versão 2.12.5,

A possibilidade de fazer ligações de voz pelo WhatsApp finalmente foi liberada para todos os usuários do sistema Android. Anteriormente, a funcionalidade era restrita a convidados, e foi sendo liberada aos poucos, inicialmente pelo app baixado diretamente pela página do serviço de comunicação instantânea.

android whatsapp

Nos testes da B!T, a função apareceu a partir da versão 2.12.5, disponível na loja Google Play desde 14 de março. O ícone da chamada apareceu para muitos usuários a partir do dia 30 de março, com a maioria relatando, via Twitter e Facebook, a disponibilidade da nova função na noite de ontem 31/03.

Tentamos utilizar o recurso usando as redes móveis 3G e 4G na área metropolitana de São Paulo. O resultado foi satisfatório, mas aquém do padrão do Skype. Além de um delay (atraso) considerável entre os dois lados da conversa, foi muito comum a fragmentação do som, fenômeno decorrente da compressão e eventual perda de dados, ainda que mínima. A qualidade do áudio também foi inconsistente, com notáveis quedas da taxa de amostragem, o que deixava a voz abafada e com um estranho tom metálico.

Via Wi-Fi, a qualidade da ligação foi melhor, mas ainda assim, o WhatsApp ainda não chega perto de aplicações dedicadas, como Hangouts, Viber e Skype. Claro, deve-se levar em conta que o app não tem como missão principal oferecer voz sobre IP.

Um ponto a ser considerado é o impacto que a popularização do uso das chamadas de voz no WhatsApp pode ter sobre as operadoras. Se não forem usadas suas redes de dados, haverá certamente um consumo menor de minutos, em especial nos planos pré-pagos. Outro ponto a se considerar são os atuais planos que oferecem tráfego ilimitado de WhatsApp, que foram criados antes do advento das chamadas de voz.

Até o momento, nenhuma operadora se pronunciou em relação a esses planos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor