Windows XP ainda é o segundo sistema operacional mais usado

EmpresasNegócios

Há cerca de um ano, a Microsoft anunciou que iria terminar com o suporte ao Windows XP, o sistema operacional que foi lançado em 2001 e ainda é contabilizado como o segundo sistema operacional mais usado. Mesmo com o anúncio, o XP ainda responde por 16,94% das máquinas do planeta, de acordo com um estudo

Há cerca de um ano, a Microsoft anunciou que iria terminar com o suporte ao Windows XP, o sistema operacional que foi lançado em 2001 e ainda é contabilizado como o segundo sistema operacional mais usado.

windows xp

Mesmo com o anúncio, o XP ainda responde por 16,94% das máquinas do planeta, de acordo com um estudo feito pela NetMarketShare. Há um ano, quando foi feito o anúncio de encerramento do suporte, o XP era usado em 27,5% dos computadores. A versão mais popular é o Windows 7, que conta com 58,04% do parque global instalado .

Grande parte das instalações ativas do XP estão em sistemas embedded, como sistemas de autoatendimento de bancos, terminais inteligentes, leitores integrados a sistemas de gerenciamento de inventário e de controle direto de bombas de combustível e máquinas industriais para manufatura. Essencialmente, são equipamentos com ciclo de atualização de longo prazo.

O Windows XP teve uma longa vida oficial. Lançado em 2001, ele foi embarcado em computadores novos até 2010, mesmo com o Windows Vista no mercado. Sua popularidade só começou a declinar com o lançamento do Windows 7, que deixou para trás todos os enganos de performance do Vista mantendo os avanços de usabilidade introduzidos por uma das versões mais detestadas do sistema da Microsoft, tanto que hoje ela responde por apenas 1,97% das máquinas em funcionamento.

Os sistemas mais recentes da Microsoft, o Windows 8 e 8.1, contam com meros 14,07% de participação, mesmo vindo pré-instaladas em praticamente todos os equipamentos vendidos no mercado de consumo. É muito comum ver alguém que, na primeira oportunidade, volta para o Windows 7, sem ao menos dar uma chance ao Windows 8. Vale notar que é um bom sistema, mas que rompeu rápido demais com os paradigmas de usabilidade estabelecidos anteriormente e acabou alienando maior parte dos usuários por isso.

Os sistemas operacionais da Apple também foram contabilizados nesta pesquisa: o Mac OS X 10.10 representa 3,96%, ocupando o quarto lugar dos sistemas usados. Já o Mac OS X 10.9 representa apenas 1,61%.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor