Acessórios do HomeKit da Apple chegarão às lojas dos EUA em junho

MobilidadeNegóciosOperadorasRedes

A primeira leva de acessórios de automação doméstica, como termostatos e controles de portões de garagem, compatíveis com a plataforma de software da Apple começarão a ser vendidos em junho, segundo informação oficial da própria empresa. O HomeKit é um conjunto de ferramentas no iOS 8 da Apple projetado para funcionar com dispositivos domésticos inteligentes.

A primeira leva de acessórios de automação doméstica, como termostatos e controles de portões de garagem, compatíveis com a plataforma de software da Apple começarão a ser vendidos em junho, segundo informação oficial da própria empresa.

business-insider-com-e1383140448797

O HomeKit é um conjunto de ferramentas no iOS 8 da Apple projetado para funcionar com dispositivos domésticos inteligentes. A companhia anunciou a plataforma de automação de moradias em sua conferência para desenvolvedores no ano passado, mas dispositivos compatíveis com o software ainda não apareceram nas lojas.

“O HomeKit foi disponibilizado há apenas alguns meses e já temos dúzias de parceiros que se comprometeram a levar acessórios do HomeKit ao mercado, e estamos ansiosos para ver os primeiros que serão lançados no mês que vem”, disse a porta-voz da Apple Trudy Muller em comunicado.

A série de aparelhos tenta barrar o avanço do Nest, popular dispositivo do Google que já é comercializado pelo Google nos EUA desde 2014. O aparelho rival funciona como um termostato controlado remotamente, para servir de automatizador de equipamentos de cozinha como fogões, micro-ondas e fornos elétricos, além de ser capaz de controlar as temperaturas de ar-condicionado e do chuveiro, automatizando todas as funções que envolvem o controle de temperatura em uma casa. A Apple não especificou onde os acessórios serão vendidos.

Ainda segundo informações da Dow Jones Newswires, a empresa da maçã também anunciou na última semana a compra de uma empresa de GPS chamada Coherent Navigation. Os executivos da startup vão se juntar ao time de mapas da Apple.

A gigante da tecnologia confirmou a aquisição com uma declaração curta. “A Apple compra pequenos negócios de tempos em tempos e geralmente não discutimos nossos propósitos ou planos”, afirmou ele. A Apple não deu detalhes sobre quando comprou a empresa e nem quanto pagou. O executivo-chefe da Coherent Navigation Paul Lego havia informado em sua página no LinkedIn que estava trabalhando com a equipe de mapas da Apple desde janeiro.

A aquisição é parte de uma série de negócios envolvendo mapas feitos pela Apple nos últimos anos. A empresa já havia comprado as startups BroadMap, Embark e HopStop.com como parte de uma onda de aquisições, a qual ganhou corpo depois que a Apple decidiu criar sua própria alternativa ao Google Maps para seus equipamentos. O Apple Maps passou a ser oferecido em 2012.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor