CBS Outdoor aplica geomarketing e potencializa resultados

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A filial brasileira da CBS Outdoor – uma das maiores locadoras de espaços publicitários nos EUA, Canadá e América Latina – passou a utilizar o OnMaps Mídia, plataforma online de geomarketing que estima o número de impactos de cada peça publicitária, para apoiar a elaboração de propostas com maior retorno aos clientes. Um dos grandes

A filial brasileira da CBS Outdoor – uma das maiores locadoras de espaços publicitários nos EUA, Canadá e América Latina – passou a utilizar o OnMaps Mídia, plataforma online de geomarketing que estima o número de impactos de cada peça publicitária, para apoiar a elaboração de propostas com maior retorno aos clientes.

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Um dos grandes desafios era mostrar aos clientes métricas confiáveis e que possibilitassem traçar a melhor estratégia de exposição. Foi por isso que a companhia de mídia optou pela ferramenta de inteligência de marketing aliada à geolocalização.

Desenvolvido pela Geofusion – empresa especializada em inteligência geográfica de mercado, o OnMaps Mídia conta com uma metodologia exclusiva para medir o fluxo de pessoas nos trechos de ruas onde as mídias estão posicionadas. “Com isso, é possível estimar o número de visualizações de cada peça publicitária. A plataforma também tem ferramentas para o planejamento das campanhas e a definição de roteiros”, destaca Pedro Figoli, CEO da Geofusion.

Um dos trabalhos recentes da CBS Outdoor era instalar pela cidade de Belo Horizonte (MG) a comunicação da nova campanha publicitária de uma rede varejista, que precisava impactar homens e mulheres entre 25 a 50 anos, majoritariamente das classes B e C. Era necessário posicionar-se em locais de grande circulação, para atingir o maior número possível de pessoas e fortalecer a marca no mercado local.

O primeiro passo da análise que apoiou esse trabalho foi usar o OnMaps para mapear os pontos de venda da varejista e exibi-los junto com a cobertura de pontos da CBS que estariam à disposição para a campanha. A etapa seguinte consistiu emidentificar quais microlocalizações tinham o perfil do público consumidor da varejista.

Foram levadas em consideração a renda e a faixa etária, para apontar os locais com maior presença de adultos entre o target que a companhia buscava. Também foi analisada a presença de polos que pudessem gerar fluxo de pessoas a seu redor, como lojas, instituições de ensino, supermercados e shopping centers. Após este levantamento, a CBS extraiu as informações das áreas onde suas peças estão posicionadas.

“Com a metodologia da Geofusion, conseguimos ter um novo olhar e mais facilidade para apresentar aos nossos clientes o impacto da campanha no roteiro completo e também em cada uma das instalações”, destaca Rafael Aguiar, coordenador de Marketing da CBS.

Ao final do estudo, a campanha de divulgação da varejista ocorreu em mais de 60 pontos estratégicos de Belo Horizonte. Foram feitos anúncios em 71 bancas de jornal, em áreas onde circulavam pessoas com o perfil do público da rede. Nesses locais, de acordo com a metodologia do OnMaps, a possibilidade de impacto de todas as peças foi de quase 17 milhões semanais, e no mês de 72 milhões – o que supera em larga escala a visibilidade dos anúncios em diversas mídias tradicionais.


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