FileMaker chega em nova edição para iOS, Windows, Mac OS e web

MobilidadeNegóciosSoftware

A FileMaker, uma subsidiária da Apple focada em criar soluções que simplifiquem os processos de negócios, gerenciem informações críticas e aumentem a produtividade em sua utilização via iPad, iPhone, Windows, Mac e web, anunciou o lançamento mundial da nova versão de seu sistema. A mais recente edição da plataforma promete dar aos programadores maior flexibilidade

A FileMaker, uma subsidiária da Apple focada em criar soluções que simplifiquem os processos de negócios, gerenciem informações críticas e aumentem a produtividade em sua utilização via iPad, iPhone, Windows, Mac e web, anunciou o lançamento mundial da nova versão de seu sistema.

usuario-de-tablet

A mais recente edição da plataforma promete dar aos programadores maior flexibilidade com ferramentas do tipo aponte-e-clique, o que aumenta a automatização de processos de negócios e resulta em aplicativos super intuitivos para navegadores móveis em tablets e smartphones, possibilitando experiências mais completas aos usuários de computadores, dispositivos iOS e navegadores web.

O sistema FileMaker nasceu em uma startup de Massachusetts, nos EUA, cuja intenção era criar um software de banco de dados realmente fácil de usar, algo que em meados dos anos 80 soava como uma missão difícil de ser alcançada. “O FileMaker 14 é um exemplo de maturidade em três décadas, ajudando os usuários a explorar as mais recentes plataformas de cada momento”, afirma Ryan Rosenberg, vice presidente de Marketing e Serviços da FileMaker.

Segundo o executivo, com a nova versão deve reafirmar o conceito da companhia, de dar ao mercado um sistema para criar soluções multiplataformas e com muita facilidade, a ponto de “leigos em programação poderem operá-lo”.

Com mais de 20 milhões de cópias comercializadas, a Plataforma FileMaker chega à versão 14 em 15 idiomas, entre eles o português do Brasil. No país, o programa chega ainda em maio a mais de 200 revendedores da rede nacional da distribuidora Boxware, além das prateleiras físicas das lojas Apple Store do Brasil em suas duas lojas próprias, uma Shopping VillageMall, na cidade do Rio de Janeiro e a recém-inaugurada loja de São Paulo, localizada no Shopping Morumbi, zona sul da capital.

Também podem ser adquiridas cópias do FileMaker na Apple App Store do Brasil e nos associados locais da FileMaker Business Alliance, grupo de empresas com foco em consultoria e desenvolvimento que, supera 1,2 mil companhias em todo o mundo.

A companhia indica que entre as novidades da versão 14, estão uma área de trabalho baseada em Script que acelera a automação de processos de negócios mais corriqueiros, a exemplo da atribuição de novas tarefas para um funcionário, do disparo de ordens de compra se o estoque chega a nível baixo ou da geração de faturas durante reunião com um cliente.

O Workspace Script consolida a criação, edição e visualização de scripts e cálculos com uma série de facilidades como roteiros pré-formatados e ajuda contextual sempre disponível.

Redesenhado, o FileMaker WebDirect facilita a criação de soluções com interatividade estilo desktop para navegadores móveis em tablets, dando suporte aos mais recentes equipamentos do mercado mundial.

A barra de ferramentas adapta-se automaticamente ao tamanho da tela dos navegadores em desktops ou tablets, com áreas de toque maiores, menus de deslizamento que otimizam o espaço de tela e outros que se contraem ou expandem em grupo quando o usuário gira o dispositivo.

O Launch Center agora tem interface similar à de apps, com ícones grandes e sem caixas de diálogo ou menus suspensos. Assim, em um instante o usuário organiza visualmente todas as soluções. Podem ser usados 29 ícones pré desenhados ou criados novos.

alguns clientes da companhia, como o Metropolis Studios – maior complexo independente de gravação da Europa – indicam que seus negócios são muito ligados à utilização do software FileMaker. “Cada detalhe estão linkados via FileMaker. Um exemplo é a maneira como o FileMaker Pro 14 permite que a gente interaja com os equipamentos audiovisuais em qualquer ponto do estúdio é muito importante”, conta Oli Sussat, diretor de marketing, comunicações e tecnologia da empresa audiovisual.

Já o vice presidente e engenheiro de produção da Annex Medical, Carson Lind, indica que a empresa norte-americana de artigos hospitalares e clínicas de diagnósticos, utilizam as ferramentas “como o auto-completar, favoritos e atalhos, o Script Workspace é não só rápido como muito maneiro na hora de criar aplicações. Desenvolver em FileMaker não é o foco da companhia, por isso é importante que possamos entregar uma solução rapidamente, com o FileMaker”, conclui.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor