EMC abre inscrições para programa de preservação da herança cultural

Data StorageNegócios

A gigante de serviços de TI anunciou que o seu programa Heritage Trust 2015 – projeto de conservação do patrimônio cultural e histórico por meio de tecnologias de digitalização – abriu inscrições para quem quer captar fundos para projetos próprios. As verbas devem ajudar a projetos que pratiquem ou estimulem a organização de informações culturais

A gigante de serviços de TI anunciou que o seu programa Heritage Trust 2015 – projeto de conservação do patrimônio cultural e histórico por meio de tecnologias de digitalização – abriu inscrições para quem quer captar fundos para projetos próprios. As verbas devem ajudar a projetos que pratiquem ou estimulem a organização de informações culturais em comunidades locais de todo o mundo.

EMC (5)

Até hoje, a EMC já premiou mais de 45 projetos com doações do Heritage Trust e doou, por meio da Iniciativa de Preservação da Informação – o maior programa sócio-cultural da EMC, segundo a própria companhia – mais de US$ 37 milhões, para o auxílio à promoção a conservação do patrimônio e integridade de informações, nos últimos oito anos de existência do programa.

Criado em 2007, o programa EMC Iniciativa de Patrimônio da Informação premia empresas e indivíduos que protegem e preservam em todo o mundo informações culturais por meio de digitalização, permitindo assim a pesquisa e o ensino com fácil acesso online. Junto com o programa, o projeto premia e apoia pessoas e projetos locais que praticam e encorajam a organização digital do patrimônio mundial de informação.

Em 2014, a EMC concedeu doações Heritage Trust aos programas “Digitizing the Christmas Lectures”, do Reino Unido, “The Nikkei National Museum’s Internment Project”, do Canadá e “The Merasi Legacy Project”, uma parceria entre os Estados Unidos e a Índia.

No Brasil a companhia selecionou o projeto de preservação da obra de Chiquinha Gonzaga. O prêmio foi destinado à manutenção e expansão do acervo, que contém partituras que revelam a obra da compositora, contendo algumas revisadas e editadas com anotações históricas escritas pela biógrafa de Chiquinha Gonzaga. O acervo também inaugurou a seção “Peças Teatrais Completas”, na qual foram recuperadas três peças, com o recurso do prêmio da EMC. O acervo é parte do site oficial da artista.

Os beneficiários da doação do Projeto EMC Heritage Trust são selecionados de acordo com os seguintes critérios: público potencial beneficiado pelo acesso às informações que serão protegidas, o grau de risco das informações e o motivo da urgência em digitalizá-las; além disso, em que grau a doação da EMC será proveitosa para o êxito do projeto. Mais informações sobre as indicações, os critérios e as inscrições podem ser encontradas no portal do programa.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor