Gastos com CRM chegam a US$ 23,2 bilhões em 2014

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O investimento mundial em software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) totalizou US$ 23,2 bilhões. A cifra, apurada pelo Gartner, representa um aumento de 13,3% na comparação com 2013, quando as vendas totalizaram US$ 20,4 bilhões. Queda de preços devido a concorrência entre os players de mercado e o surgimento de planos de

O investimento mundial em software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) totalizou US$ 23,2 bilhões. A cifra, apurada pelo Gartner, representa um aumento de 13,3% na comparação com 2013, quando as vendas totalizaram US$ 20,4 bilhões.

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Queda de preços devido a concorrência entre os players de mercado e o surgimento de planos de manutenção mais atraentes, para evitar uma migração para outras plataformas, foram alguns dos impulsionadores do aumento substancial da receita global.

De acordo com o Gartner, as 10 empresas que ocupam o topos das vendas de CRM dominam 60% do mercado, arrecadando US$ 14 bilhões. O crescimento delas em relação a 2013 foi ainda mais expressivo: da ordem de 14%.

A Salesforce ficou no topo, em especial pela forte oferta de SaaS (software as a service), que representou 47% da receita da companhia no ano.

Os gastos na América do Norte e Europa continuam fortes, com a maior parte da receita (52,3%) vindo dos EUA e seus vizinhos. As duas regiões constituem 78,6% de todo o investimento em CRM em 2014. A região da Asia/Pacífico teve crescimento fortíssimo, de 18,7%, enquanto Eurásia, China e América Latina tiveram crescimento de dois dígitos.

23% dos gastos de CRM se concentraram no setor de telecomunicações, mídia e serviços de TI, em especial pela necessidade de grandes call centers. Manufatura e setor financeiro seguem logo atrás.


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