Mercado de PCs tem queda de 20% no 1º trimestre de 2015

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O mais recente levantamento divulgado pela IDC Brasil, especialista em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, apontou que o mercado de PCs continua em queda no País. Entre janeiro e março foram comercializados 20% menos máquinas do que no mesmo período do ano passado.

O mais recente levantamento divulgado pela IDC Brasil, especialista em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, apontou que o mercado de PCs continua em queda no País.

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Entre janeiro e março foram comercializados 20% menos máquinas do que no mesmo período do ano passado. No total, foram vendidos 1,964 milhão de PCs, contra 2,4 milhões de unidades do período anterior.

Em 2014, o mercado já havia retraído em 26% na comparação com o ano anterior e respondido por vendas de apenas 10,3 milhões de computadores.

Do total de equipamentos comercializados no primeiro trimestre de 2015, 804 mil foram desktops (queda de 21% frente ao mesmo período de 2014) e 1,160 foram notebooks (queda de 19% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado). Além disso, 32% representam vendas para o mercado corporativo e 68% para o consumidor final.

O resultado fugiu das expectativas da IDC Brasil, que esperava um número maior de vendas no período. “Esse começo de ano foi muito turbulento e isso impactou diversos setores da economia. Os escândalos de corrupção, a diminuição do crédito e a alta do dólar esfriaram  o mercado e foram determinantes para este resultado”, afirma Pedro Hagge, analista de pesquisas da IDC Brasil.

Segundo ele, a confiança da indústria e do consumidor foi prejudicada e há uma cautela muito grande em relação a investimentos.  Além disso, houve um reajuste de cerca de 15% a 20% nos preços dos computadores, o que impactou  ainda mais nas vendas. “O mau desempenho do quarto trimestre do ano passado e a opção por outros dispositivos, como smartphones, também influenciaram para o resultado de vendas de PCs no primeiro trimestre desse ano”, completa o analista da IDC.

O estudo revela, também, que o ticket médio dos aparelhos comercializados no 1º trimestre de 2015 ficou em torno de R$ 2.320 para notebooks e R$ 1.701 para desktops.


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