Nova plataforma da Ciena provê interconexão de qualidade para data centers

Data StorageEmpresasNegóciosRedes

A Ciena anunciou o lançamento de uma nova plataforma de interconexão de data centers (DCI) que permite aos provedores de nuvem, de conteúdo web e de data center aumentar rapidamente a largura de banda para suportar transferências de dados em alta velocidade, migrações de máquinas virtuais e backups/recuperação de acidentes entre data centers. Com um

A Ciena anunciou o lançamento de uma nova plataforma de interconexão de data centers (DCI) que permite aos provedores de nuvem, de conteúdo web e de data center aumentar rapidamente a largura de banda para suportar transferências de dados em alta velocidade, migrações de máquinas virtuais e backups/recuperação de acidentes entre data centers.

ciena waveserver

Com um design extremamente compacto, que de acordo com a empresa ajuda a reduzir os custos de espaço físico, a nova plataforma de interconexão empilhável Waveserver também proporciona uma aumento de capacidade por rack de 60% e quase 20 terabits por fibra em comparação com outras plataformas disponíveis, para suportar a constante variação na demanda Web-scale dos data centers.

Aproveitando-se da experiência da Ciena em projetos com alguns dos maiores players mundiais de conteúdo de internet e líderes no mercado de data centers, como Equinix, Continuum, Digital Realty e Forsythe Data Center, a nova plataforma utiliza como base a tecnologia WaveLogic da Ciena e foi construída seguindo princípios de software aberto para permitir automação e gestão simplificada. Além disso, com o novo Emulation Cloud da Ciena – um ambiente aberto de desenvolvimento rápido, os provedores de rede, operadores de data centers e desenvolvedores podem testar e aperfeiçoar os aplicativos antes deles serem adicionados à rede.

“As exigências do novo paradigma operacional de DCI só podem ser atendidas por meio da introdução de novas funcionalidades, ferramentas e capacidades de Web-scale. A Waveserver da Ciena engloba vários recursos Web-scale dentro da rede para lidar com essas conexões e oferece APIs abertas e aplicativos de suporte para qualquer necessidade de largura de banda entre data centers. A introdução desta plataforma cristaliza ainda mais a sólida liderança que a Ciena alcançou no mercado de DCI”, afirma Francois Locoh-Donou, vice-presidente sênior do Grupo de Produtos Globais da Ciena.

De acordo com a Ovum, a receita global de DCI cresceu mais de 16% em 2014, atingindo US$ 2,5 bilhões. Quase a metade de todos os gastos com DCI no ano passado foram com serviços de comunicações (CSP – communications service providers), enquanto o segmento de provedores de conteúdo para internet (ICPs) cresceu 64% de um ano para o outro. A Ovum prevê que a receita global geral atinja US$ 4,2 bilhões até 2019.

Construída especificamente para aplicações Web-scale de interconexão de data centers, o Waveserver é um sistema de interconexão empilhável altamente compacto, que oferece um serviço confiável de alta capacidade para interligar diversos data centers em uma área metropolitana. Usando a arquitetura OPn da Ciena e um conjunto de APIs abertas, os provedores de rede podem programar a Waveserver manualmente ou remotamente para estabelecer uma conexão rápida via qualquer dispositivo. A plataforma atua como um “provedor de largura de banda” e oferece uma implantação e provisionamento compatível com o modelo de operações dos data centers.

Segundo a Ciena, a Waveserver proporciona uma significativa redução do custo por bit transportado e bit por rack, além de menor consumo de energia em comparação com outras soluções disponíveis. Ela fornece um total de 800G de entrada, 400G Ethernet de saída e mais 400G de capacidade de linha em apenas uma unidade de rack. A solução também elimina a necessidade de atualização de hardware à medida que a relação de consumo aumente, pois suporta um mix de clientes de 10, 40 e 100 GbE.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor