Solução de rastreabilidade amplia participação da Stefanini no setor de saúde

Data StorageSoftware

A Stefanini, provedora global de soluções de negócios baseadas em tecnologia, reforçou sua oferta para o setor da saúde com uma nova solução de rastreabilidade. De acordo com a empresa, o lançamento vem de encontro à uma demanda do setor de Saúde, que está em constante mudança e tem como um dos seus principais impulsionadores

A Stefanini, provedora global de soluções de negócios baseadas em tecnologia, reforçou sua oferta para o setor da saúde com uma nova solução de rastreabilidade. De acordo com a empresa, o lançamento vem de encontro à uma demanda do setor de Saúde, que está em constante mudança e tem como um dos seus principais impulsionadores a tecnologia, que atua como uma aliada na evolução do segmento.

1saúde

A solução consiste em uma plataforma capaz de controlar uma grande quantidade de ativos (medicamentos) em tempo real, provendo total controle da cadeia. O engajamento no setor de saúde faz parte dos planos estratégicos da Stefanini, que anunciou investimento de R$ 400 milhões para dobrar de tamanho até o final de 2016.

De acordo com José Roberto de Oliveira, Head da Vertical Saúde da Stefanini, é possível monitorar minuciosamente, graças à solução, desde a impressão dos códigos nas caixas de medicamento até o momento de uso do produto pelo paciente. “A solução processa bilhões de dados por dia e isso é algo inédito em território brasileiro. Essa volumetria é bastante superior à demanda dos laboratórios brasileiros e a Stefanini é um dos principais players nessa área. Aliás, outro diferencial é que a tecnologia envolvida é 100% da Stefanini e contamos com uma equipe experiente na construção de sistemas críticos”, afirma Oliveira.

A solução de rastreabilidade permite um melhor conhecimento sobre a cadeia logística que envolve a distribuição e venda de medicamentos, abrindo um novo canal para comunicação entre laboratórios e farmácias/distribuidores. Além disso, a plataforma tecnológica é capaz de suportar os programas de relacionamento oferecidos pelos laboratórios. A solução vem atender, também, as normas da ANVISA sobre rastreabilidade de medicamentos descritas na resolução RDC 54/2013.

Toda cadeia é mapeada no sistema e os passos de cada unidade na cadeia de valor são controlados, sendo que indicadores em tempo real são gerados a partir da movimentação dos produtos pela cadeia. Dessa forma, o consumidor tem possibilidade de verificar a autenticidade dos produtos, sendo que as atividades fraudulentas são detectadas e disparam alarmes em tempo real, garantindo a evolução e adequação à regulamentação e volume do mercado Brasileiro.

“A Stefanini é uma empresa tecnológica com mais de 25 anos de mercado e pretende ser um parceiro de longo prazo, investindo fortemente no setor de saúde, além disso, o cliente pode contar com todo o suporte e serviço prestado no Brasil, com processos testados e equipes capacitadas para operação e suporte de sistemas críticos, além de capacidade de adequação às especificidades de cada elo da cadeia e empresa”, finaliza Oliveira.

O processo de implementação da solução consiste na geração ou importação de um código único para cada embalagem de medicamento. Esse código, então, é enviado para a linha de produção para ser impresso nas caixas. A plataforma permite o rastreamento total do medicamento, desde o percurso da embalagem, centro de distribuição ou ponto de venda, notificando em tempo real todo processo de transporte até as condições de uso do medicamento.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor