Solução para lojas mobile da Tray aumenta em até 27% a conversão de vendas dos clientes

E-commercee-MarketingSoftware

O Template Mobile da Tray, solução que aprimora a qualidade da navegação e a experiência de compra ao consumidor em dispositivos móveis, tem recebido aprovação total no Google Mobile Friendly, atualização de algoritmo lançada em abril. O índice classifica os sites e lojas online que melhor podem ser usados confortavelmente em smartphones e tablets. Especialistas

O Template Mobile da Tray, solução que aprimora a qualidade da navegação e a experiência de compra ao consumidor em dispositivos móveis, tem recebido aprovação total no Google Mobile Friendly, atualização de algoritmo lançada em abril. O índice classifica os sites e lojas online que melhor podem ser usados confortavelmente em smartphones e tablets.

Especialistas afirmam que uma má avaliação por este sistema levará os sites a perderem relevância nas procuras realizadas diariamente por meio de telefones celulares, por exemplo. As estimativas indicam que sites fora dos padrões estabelecidos por este novo programa podem perder de 25% a 30% de exposição no portal e ter como consequência um impacto negativo direto nos negócios.

O gerente de Marketing da Tray, Eduardo Gimenes, explica que o Google Mobile Friendly realiza testes de compatibilidade com dispositivos móveis e apresenta o nível de adaptação que as páginas têm às características de tela menor, por exemplo, dos telefones celulares. “Os sites da Tray que atuam com o Template Mobile estão recebendo aprovação máxima nestes testes”, disse.

Desde que lançou a plataforma Template Mobile, em março deste ano, a Tray vem monitorando o desempenho das lojas que usam a ferramenta. Os indicadores mostram aumento de 29% no tráfego via mobile, crescimento de 27% na conversão de vendas por este canal e consequentemente um salto na representatividade nas vendas mobile em suas carteiras de 9,6% para 15%, superando a média do mercado que está sendo estimada em 10%.

A consultoria E-Bit estima que, em 2015, as compras pelo comércio eletrônico com origem nos dispositivos móveis movimentarão R$ 15 bilhões. “Esse é um processo sem volta. O m-commerce já está consolidado e o crescimento de sua participação nas compras é uma questão de tempo. Por isto, as lojas não podem correr o risco de não estarem prontas para o acesso por smartphones e tablets. Iniciativas como esta do Google serão cada vez mais comuns e, felizmente, as lojas clientes da Tray não têm motivos para se preocupar”, afirma.

Ele informa que na esteira destes números a Tray acabou de lançar para os clientes a segunda versão do Template Mobile, que continua sendo gratuito. A principal inovação é a flexibilidade. “Antes era um formato padrão, sem possibilidade de customização. Agora o cliente pode mudar cores, inserir um logo específico para mobile e alterar a quantidade de itens para a vitrine da loja, tudo isso de maneira muito fácil, via painel administrativo”, explica. Além desse recurso os clientes podem ter um aplicativo (app) mobile e disponibilizar o download para os seus clientes que utilizam iOS e Android.

“O próximo passo será o lançamento, ainda nesse semestre, do One Step Checkout, novo checkout da Tray que está em desenvolvimento no conceito mobile first, ou seja, responsivo. Isso vai colaborar ainda mais para o aumento na conversão de vendas de nossos clientes via mobile e computador”, diz. Além disso, a empresa já está em fase de testes para o aplicativo que vai permitir a seus clientes realizar a gestão da loja pelo celular. “Será possível acompanhar pedidos, fazer alteração de preços, ativar ou desativar promoções. Tudo sem custo adicional”, finaliza Gimenes.

Com mais de 10 anos no mercado a Tray é uma das pioneiras no segmento de comércio eletrônico, provendo uma solução SaaS (software como serviço) de plataforma de loja virtual, além de um facilitador de pagamento e um marketplace. Em 2013 passou a fazer parte do Grupo Locaweb, referência em Hosting & Infrastructure Services no Brasil e na América Latina, assumindo o papel de braço de e-commerce do grupo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor