Programa de certificação da Red Hat ganha novas categorias

CloudData StorageEmpresasNegóciosOpen-SourceSoftware

Batizado de Red Hat Architect, o programa de certificações inclui agora novos conhecimentos em data centers, nuvem e plataformas de aplicativos. Segundo a companhia mundial de soluções open source para o mercado corporativo, esses são segmentos-chave para sua estratégia de mercado. Ainda de acordo com a Red Hat, as novas especializações foram projetadas para ajudar

Batizado de Red Hat Architect, o programa de certificações inclui agora novos conhecimentos em data centers, nuvem e plataformas de aplicativos. Segundo a companhia mundial de soluções open source para o mercado corporativo, esses são segmentos-chave para sua estratégia de mercado.

RED HAT HEADQUARTERS

Ainda de acordo com a Red Hat, as novas especializações foram projetadas para ajudar profissionais de TI na candidatura para a obtenção do chamado RHCA, que é o mais alto nível de certificação oferecido para aqueles que trabalham ou operam sofwtares de código aberto desenvolvidos e comercializados pela Red Hat. O conteúdo da certificação também inclui alguns conhecimentos técnicos e específicos sobre a operação de data centers tradicionais, o funcionamento dos softwares em modelos de nuvem híbrida. As novas certificações do RHCA destacam as práticas recomendadas pela Red Hat e tem como intenção comprovar as habilidades e conhecimentos dos profissionais técnicos a respeito do funcionamento de cada uma das soluções da companhia.

Para conquistar a certificação RHCA, o candidato precisa primeiro obter o status Red Hat Certified Engineer (RHCE) e conquistar pelo menos mais cinco categorias elegíveis, cada uma abrangendo diferentes áreas de especialização nos produtos e soluções da empresa. Os participantes escolhem a certificação na qual desejam focar. A certificação também serve para que as empresas que utilizam essas soluções encontrem os profissionais qualificados para operar os softwares Red Hat. Ela também ajuda o aprimoramento das habilidades com as soluções da companhia. “Existe uma demanda por profissionais de tecnologia com especialização em data center, plataforma de aplicativos na nuvem e softwares open source. As nossas Red Hat Certified Architect são projetadas para atender a essa demanda. Além disso permite que os profissionais de tecnologia se tornem especialistas nas nossas soluções open source”, afirma o vice-presidente internacional de certificação da Red Hat, Ken Goetz.

A primeira modalidade de certificação, focada em data center, inclui especializações sobre a proteção dos sistemas Red Hat contra acesso não autorizado, otimização da capacidade de registro, auditoria e gerenciamento de identidades, implementação e gestão de infraestrutura, hosts e guests de virtualização. Além disso, o conteúdo inclui também informações sobre a implementação de serviços de alta disponibilidade no Red Hat Enterprise Linux, o uso dos recursos locais do Red Hat Storage Server, a implantação de aplicativos usando o Red Hat JBoss Enterprise Application Platform (EAP) e a gestão de sistemas usando o Red Hat Satellite.

Já para a certificação na nuvem traz conteúdo sobre a criação, configuração e gestão de nuvens privadas usando o Red Hat Enterprise Linux OpenStack Platform, gestão da infraestrutura de nuvem virtual, privada e híbrida com Red Hat CloudForms, criação, configuração e gestão de uma plataforma para aplicativos em nuvem com o OpenShift Enterprise da Red Hat, implementação de soluções de armazenamento flexível para nuvens locais e híbridas e gestão de múltiplos sistemas usando o Red Hat Satellite.

Já com o foco em plataforma de aplicativos, o conteúdo inclui instalação, configuração e gestão do Red Hat JBoss EAP e dos aplicativos que rodam nele, a criação, configuração e gestão de uma plataforma de aplicativos na nuvem com OpenShift Enterprise, virtualização de dados de várias fontes usando o Red Hat JBoss Data Virtualization e gestão de aplicativos em ambientes de nuvem híbrida.

O programa Red Hat Certified Architect também fornece um portal para realizar verificações online, que permite a realização de buscas por profissionais certificados e outros serviços. Os potenciais empregadores e clientes podem usar o portal para conhecer e confirmar as credenciais de um profissional certificado e também para encontrar especialistas qualificados que podem ajudá-los em serviços pontuais, dentro de sua infraestrutura de TI. Somente as certificações e certificados vigentes são indexados pela busca e os profissionais devem aceitar os termos e condições para que as informações sobre as suas certificações sejam exibidas. Mais informações sobre as modalidades de certificações, podem ser encontradas no portal da Red Hat.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor