Agroindústria ganha inteligência de negócios baseada na nuvem da TOTVS

CloudGestãoSoftware

Para fornecer ao segmento da Agroindústria indicadores precisos que traduzam as diferentes etapas de operação dos seus negócios, a TOTVS desenvolveu uma ferramenta de Business Intelligence (BI) especialista neste setor, o TOTVS Smart Analytics powered by GoodData para Agroindústria. O objetivo é proporcionar a rápida visualização dos seus processos e, por meio de painéis de gestão, permitir o entendimento claro de tudo o que ocorre na empresa. Em um ano fortemente orientado à produtividade e ao controle de custos, a solução de BI passa a ser uma importante aliada para se elevar o nível do gerenciamento da cadeia produtiva.

De acordo com a TOTVS, como a aplicação está 100% na nuvem, além de ser acessível de qualquer lugar e em todos os momentos, o seu custo operacional de adoção é significativamente menor do que um modelo tradicional. Mesmo porque não são necessários investimentos em recursos de infraestrutura para ativar os dados, que já estão disponíveis na base da TOTVS. Outro diferencial é que a solução possui cerca de 40 indicadores prontos, desenhados especialmente para atender as principais demandas da agroindústria e que podem ser evoluídos de acordo com as necessidades de cada cliente. O resultado é uma ferramenta especializada, que, com prontidão, entrega informações de qualidade para viabilizar a melhor gestão dos negócios.

Os indicadores são orientados para as diferentes etapas e necessidades das empresas. Os de Produção, por exemplo, fazem um recorte dos dados sobre os insumos, o seu consumo, a entrega da matéria-prima e a pureza aferida. Os de Gestão, por sua vez, permitem a visualização das operações, se estão dentro do prazo ou em atraso e se foram realizadas conforme o planejado. Ainda existem os de Produtividade por Ocupação e por Variedade, os de Perda na Colheita Mecanizada (anual, mensal, semanal ou diário), de Custo, de Temperatura Média e de Eficiência por fazenda, entre outros. O objetivo é permitir ao gestor decisões e ações assertivas para a correção de quaisquer desvios, antes de se tornarem prejuízos para a produção.

O TOTVS Smart Analytics ainda permite uma camada de interação do usuário. Normalmente a ferramenta mostra o dia anterior da produção, porém tais configurações podem ser modificadas para um padrão de gráficos por outros períodos. Dessa forma, o gestor consegue customizar os seus painéis para atender melhor às suas necessidades. Outro ponto importante dessa característica é que, de acordo com a área de cada gerente, podem-se personalizar perfis de visualização dos indicadores. Por exemplo, o responsável pelo processo de colheita terá nas suas telas principais os indicadores orientados a este setor, facilitando e agilizando o uso da ferramenta.

“Baseamos a nossa oferta em um conjunto de indicadores específicos para a agroindústria, utilizando como ferramenta o GoodData. O objetivo é oferecermos aos nossos clientes um novo nível de gestão das suas empresas, por meio de uma ferramenta 100% na nuvem e desenvolvida especialmente para apoiá-los na melhor condução dos seus negócios”, explica Fábio Girardi, diretor do segmento de Agroindústria da TOTVS.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor