Alibaba entra no jogo dominado pela Netflix

EmpresasNegócios

Depois de faturar bilhões com e-commerce na China, a Alibaba agora vai se aventurar em um novo negócio, com potencial de fazer ainda mais dinheiro em sua terra natal: o streaming de vídeo. A empresa divulgou, pela empresa local daquele país, a intenção de começar, nos próximos meses, a empreitada. Denominado TBO (“TMall Box Office”),

Depois de faturar bilhões com e-commerce na China, a Alibaba agora vai se aventurar em um novo negócio, com potencial de fazer ainda mais dinheiro em sua terra natal: o streaming de vídeo. A empresa divulgou, pela empresa local daquele país, a intenção de começar, nos próximos meses, a empreitada.

alibaba

Denominado TBO (“TMall Box Office”), o serviço é descrito, pela própria Alibaba, como uma versão análoga para o mercado chinês dos aclamados Netflix e HBO Go.

A ideia da Alibaba é distribuir a prolífica produção local chinesa – que além de filmes de ação, conhecidos no ocidente, tem uma forte tradição de romances e séries parecidas com novelas – além de conteúdo do exterior.

Outra fonte de conteúdo para o TBO serão produção originais, como faz o Netflix com séries como “Between” e “The Orange is the New Black”.

Como declarou para o jornal China Daily, a Alibaba acredita que a oferta de conteúdo único de qualidade pode estimular o consumo de conteúdo pago pelo público chinês, que não tem o costume de assinar pelo acesso de mídias. Para a empresa, os hábitos de consumo das gerações mais jovens já levou outros gigantes tecnológicos chineses a lançar plataformas similares, o que justifica o investimento.

Segundo a Reuters, na China, este tipo de serviço já é oferecido por Tencent (com Tencent Vídeo) e o buscador Baidu (com iQiyi), além de portais como o Sohu.com e a Corporação de Informação e Tecnologia da Internet de Leshi (LeTV).

“Nossa missão, e a missão de todo o Alibaba, é redefinir o entretenimento em casa”, assegurou Patrick Liu, presidente da divisão de entretenimento digital da companhia chinesa.

“Nosso objetivo é nos tornarmos algo parecido com a HBO e o Netflix nos Estados Unidos”, acrescentou.

A decisão de criar o TBO coincide com o anúncio da Netflix de que está negociando com várias distribuidoras de conteúdos na China para chegar a uma fórmula adequada que lhe permita entrar no gigantesco mercado do país, que está submetido a leis de censura tanto na televisão como na internet.

Além do anúncio deste projeto, o Alibaba firmou neste fim de semana outras duas alianças estratégicas para desenvolver sua plataforma de investimentos online em produtos de entretenimento digital, o Yulebao, que acaba de completar um ano, após o sucesso de sua plataforma de investimentos financeiros pela internet, o Yuebao.

Por um lado, a companhia Yoozoo, de Xangai, está financiando junto com o Yulebao, que funciona como um sistema de “crowfunding”, a produção de um filme, conhecida como “The Three Body” em inglês.

O Yulebao investiu 510 milhões de iuanes (US$ 81,8 milhões) para o financiamento de filmes chineses em 2014.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor