Alibaba lança banco voltado a pequenos negócios

EmpresasFinançasHOMENegócios

O gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba lançou um banco de totalmente baseado na internet destinado a servir pequenas empresas que muitas vezes têm dificuldades para obter crédito de grandes bancos.

O MYbank, que tem 30% de participação do Ant Financial Services Group, de propriedade do Alibaba, vai oferecer empréstimos de até 5 milhões de yuans, cerca de US$ 800 mil.

O banco, com sede na cidade de Hangzhou, onde está a base do Alibaba, foi apresentado como uma saída para “as pequenas empresas, os consumidores individuais e os usuários rurais.”

Outros grandes acionistas em MYbank incluem unidades de conglomerado de propriedade privada Fosun, com 25%, a fabricante de autopeças Wanxiang, com 18%, e o fundo de investimento Yintai, com 16%.

O Alibaba, que concluiu o maior IPO do mundo em setembro passado na Bolsa de Nova York, está em um forte movimento de diversificação de seus negócios, em busca de mais lucros. Além de se enveredar em fundos de investimento (o que balançou o mercado estatal chinês), a companhia tem conseguido bons resultados em sua expansão rumo ao ocidente.

O MYbank foi a resposta ao banco de internet WeBank, da concorrente Tencent Holdings, que iniciou operações em janeiro e tem atraido uma nova classe empreendedora de chineses que já cresceu dentro da nova economia que o país adotou.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor