Alunas de projeto da Oi são finalistas do concurso Technovation Challenge 2015

MobilidadeOperadorasRedes

Uma equipe de cinco meninas, que estudam no Núcleo Avançado em Educação (NAVE) de Recife, foi selecionada como uma das finalistas do Technovation Challenge 2015. Elas foram selecionadas pelo desenvolvimento do aplicativo “The Last Drop”. O desafio é uma iniciativa para ajudar estudantes mulheres a seguir carreira em áreas relacionadas à tecnologia, onde a presença

Uma equipe de cinco meninas, que estudam no Núcleo Avançado em Educação (NAVE) de Recife, foi selecionada como uma das finalistas do Technovation Challenge 2015. Elas foram selecionadas pelo desenvolvimento do aplicativo “The Last Drop”.

oi02

O desafio é uma iniciativa para ajudar estudantes mulheres a seguir carreira em áreas relacionadas à tecnologia, onde a presença feminina é muito menos comum, comparado aos homens. Essa, é a primeira vez que uma equipe do Recife consegue a classificação na etapa mundial do campeonato.

Representando o Brasil e disputando com equipes da Nigéria, Índia e Estados Unidos, Gabrielle Lopes, Jacqueline Alves, Jaqueline Rodrigues, Leonor Vitória e Sâmara Beatriz foram classificadas para a final mundial da competição, que será realizada em São Francisco, no estado da Califórnia (EUA), no dia 25 de junho.

As estudantes farão parte de uma série de eventos, nos quais apresentarão seu projeto para centenas de investidores e profissionais. A falta de água foi uma das motivações para a escolha do tema da aplicação. Desenvolvido pelas alunas, o The Last Drop é um game protagonizado por uma personagem chamada Vitória que ajuda a combater o desperdício de água. O objetivo é conscientizar as novas gerações para serem mais atuantes nas questões socioambientais.

O Nave (Núcleo Avançado em Educação) é um programa do Oi Futuro, divisão da operadora de telefonia brasileira voltada para pesquisas e desenvolvimento de soluções educacionais que usam as tecnologias da informação e comunicação (TICs) na educação de alunos do ensino médio. Segundo a Oi, isso capacita os estudantes para profissões relacionadas com a área digital.

A parceria é formada com as secretarias estaduais de educação do estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco e o programa, estruturado sobre três pilares: a oferta de ensino profissionalizante integrado ao ensino médio regular nas escolas estaduais objetos da parceria; o desenvolvimento de atividades de Pesquisa e Inovação (Centro de Pesquisa); a disseminação de metodologias e práticas desenvolvidas pelo Programa (Núcleo de Disseminação). As informações sobre a disputa realizada nos EUA e o programa da tele podem ser encontrados, respectivamente no portal oficial do Technovation Challenge 2015 e no site do Oi Futuro.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor