Ascenty ganha mais competitividade com implementação de soluções Citrix

Data StorageSoftware

A brasileira Ascenty, que possui dois data centers em operação e outros dois em construção, viu nas soluções Citrix uma oportunidade de oferecer serviços mais integrados com menor custo. A empresa atua oferecendo soluções híbridas de serviços gerenciados, cloud computing, hosting e colocation. A demanda de soluções de balanceamento de carga fez com que a

A brasileira Ascenty, que possui dois data centers em operação e outros dois em construção, viu nas soluções Citrix uma oportunidade de oferecer serviços mais integrados com menor custo. A empresa atua oferecendo soluções híbridas de serviços gerenciados, cloud computing, hosting e colocation.

ASCENTY_04

A demanda de soluções de balanceamento de carga fez com que a Ascenty procurasse parceiros a para atender às solicitações com menor prazo de entrega e mais facilidade em suas operações. Por não possuir uma solução deste tipo, era necessário estruturar um projeto e fazer investimentos pontuais. Além de ficar menos competitiva no mercado, já que era necessário montar uma infraestrutura sob demanda – o que chegava a demorar cerca de 60 dias – este modelo gerava mais custo para seus clientes e exigia maior força de trabalho.

Desde o início de suas operações, a Ascenty utiliza o Citrix XenApp: solução líder de mercado para entrega de aplicativos sob demanda. O XenApp tem sido usado para facilitar o acesso dos clientes a servidores localizados dentro dos data centers da Ascenty. Como a Citrix já era uma parceira de negócios, a Ascenty decidiu implementar a solução NetScaler para gerenciar o balanceamento de carga.

De acordo com Marcos Siqueira, gerente executivo de serviços gerenciados da Ascenty, a implantação ocorreu de maneira rápida e foi bem sucedida. Todo o processo foi conduzido pela Akcela – parceira da Citrix – e demorou apenas dez dias. A ativação foi feita em conjunto entre o parceiro e o time da Ascenty. “Durante o período de implantação, realizamos diversos testes porque tínhamos de adequar o NetScaler à infraestrutura existente. É um processo bastante complexo, mas com o planejamento realizado acabou sendo fácil”, afirma Siqueira.

O balanceamento de carga possibilita que os websites se mantenham em pleno funcionamento mesmo em momentos de excesso de tráfego. De acordo com a empresa, o NetScaler distribui os acessos entre os servidores que hospedam o mesmo conteúdo. Ao equilibrar as solicitações em vários servidores, um balanceador de carga impede qualquer servidor de se tornar um ponto único de falha e, assim, melhora a disponibilidade de aplicativos e a capacidade de resposta. Além disso, a solução possui dispositivos de alta segurança, gerando mais tranquilidade aos fornecedores e clientes.

Após a implantação do NetScaler, a Ascenty criou a oferta de balanceamento de carga e passou a oferecê-la à sua base de clientes. “Nosso portfólio está mais completo desde a adoção do produto e está de acordo com as necessidades das empresas. Estamos mais competitivos”, diz Siqueira. “Uma das vantagens que a Ascenty oferece é dar flexibilidade para seus clientes, que podem contratar um perfil básico e, ao longo do tempo, chegar ao mais completo. Ou seja, o serviço torna-se totalmente escalável”, completa.

O NetScaler foi integrado ao Portal Cloud da Ascenty. Com isso, os clientes podem fazer a autoadministração dos produtos que contrataram, sem necessitar de intervenção do time técnico da Ascenty. “Um grande diferencial da implementação foi a passagem de conhecimento do parceiro para meu time técnico, além da alta qualidade dos profissionais envolvidos desde a Citrix na pré-venda até o time do Akcela durante a implantação”, explica Siqueira.

“Para nós é fundamental que ocorra esta integração com o cliente e que todo este conhecimento seja repassado. Prezamos pela excelência em nossos serviços e isso envolve desde a avaliação inicial até a implementação de soluções com alta qualidade de gestão e o atendimento personalizado para que o cliente aproveite da melhor maneira os serviços contratados”, conta Sérgio Fabossi, da Akcela.

Com o sucesso da implementação, a Citrix se tornou um dos principais parceiros estratégicos da Ascenty. A empresa planeja fomentar suas ofertas a partir da adoção de novas soluções da Citrix. “Nós temos conversado com a Citrix para conseguir incluir outros produtos em nossa estratégia de negócios, a fim de atender às demandas atuais do mercado “, conta Siqueira. Segundo ele, a mobilidade é uma das áreas que deve ser explorada.

“As soluções Citrix estão sintonizadas com as necessidades dos nossos clientes. Investimos na melhor experiência para o usuário, sempre com segurança e permitindo uso escalável e flexível. A oportunidade de estabelecer parcerias com empresas que compartilham desta visão, como Ascenty e Akcela, coloca a oferta de soluções corporativas em um patamar ainda mais alto”, explica Luis Banhara, diretor geral da Citrix no Brasil.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor