CA apresenta como novo CTO um dos fundadores do Xbox

EmpresasNegócios

A CA Technologies nomeou Otto Berkes como novo Chief Technology Officer. O profissional ficará baseado em Nova York e se reportará diretamente ao CEO Mike Gregoire a partir de 15 de junho. Berkes atuou mais recentemente como CTO da HBO, onde foi responsável pelo desenvolvimento da plataforma HBO GO, bem como todos os esforços de

A CA Technologies nomeou Otto Berkes como novo Chief Technology Officer. O profissional ficará baseado em Nova York e se reportará diretamente ao CEO Mike Gregoire a partir de 15 de junho.

Otto Berkes

Berkes atuou mais recentemente como CTO da HBO, onde foi responsável pelo desenvolvimento da plataforma HBO GO, bem como todos os esforços de tecnologia da empresa, incluindo a produção de mídia, sistemas de negócios internos e operações de tecnologia. Durante seu mandato, o aplicativo HBO GO® tornou-se um dos serviços de streaming mais populares os EUA.

Antes da HBO, Berkes atuou durante 18 anos na Microsoft. Ele é um dos quatro fundadores originais do Xbox e deteve uma série de posições de seniores na Microsoft, como programador sênior de software e arquitetura de interfaces do Microsoft Research.

No desenvolvimento do Xbox original, Berkes trabalhou diretamente com Bill Gates, com quem tinha grande afinidade. A ideia do sistema operacional contido em cada disco de jogo, coisa revolucionária na época, foi de seu time de pesquisa. Berkes também foi decisivo na escolha da plataforma x86 para o Xbox. Até então, os consoles eram baseados em arquiteturas próprias ou de difícil programação. Hoje, os consoles líderes de mercado usam a arquitetura x86/x64, exatamente como o primeiro Xbox anteviu.

Entre suas responsabilidades na Microsoft, Berkes conduziu as tecnologias de desenvolvimento gráfico DirectX e OpenGL para o Windows e dirigiu o desenvolvimento avançado da empresa sob a liderança do Chief Software Architect, Ray Ozzie. Antes da Microsoft, Berkes atuou como programador sênior tanto na Autodesk quanto na Vermont Microsystems.

“Otto é um respeitado visionário na indústria de tecnologia e um programador de coração. Ele é um daqueles indivíduos raros, que uniu criatividade técnica e liderança para criar um dos produtos mais amados do mundo “, disse Gregoire. “Otto acredita em foco absoluto na experiência do cliente e no tipo de engenharia de ponta que irá conduzir a CA Technologies para novos níveis de inovação na Economia dos Aplicativos. Estamos muito felizes em recebê-lo a bordo. ”

Bacharel em Física pela Middlebury College, em Vermont, e mestre em ciência da computação e engenharia elétrica pela Universidade de Vermont, Berkes detém sete patentes que vão de áreas como design e interação com o usuário até core computing.

“Este é um momento incrível para se juntar a CA, pois a empresa está construindo alguns dos produtos mais sólidos da sua história”, disse Berkes. “Como CTO, pretendo trabalhar os principais tecnólogos para expandir nosso portfólio, acelerando a oferta da empresa que permitirá a transformação de negócios por meio do software. Eu mal posso esperar para começar”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor