Conselho elege VP para liderança do CPqD

EmpresasNegóciosOperadorasRedes

Sebastião Sahão Junior, que ocupava a vice-presidência de administração e finanças do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), é o novo presidente da entidade. Ele foi escolhido para substituir Hélio Graciosa, em votação do conselho curador, com representantes do governo e da sociedade (academia, clientes, entidades da sociedade civil e empresas de telecomunicações).

Sebastião Sahão Junior, que ocupava a vice-presidência de administração e finanças do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), é o novo presidente da entidade.

cpqd3

Ele foi escolhido para substituir Hélio Graciosa, em votação do conselho curador, com representantes do governo e da sociedade (academia, clientes, entidades da sociedade civil e empresas de telecomunicações).

O conselho optou por um executivo com perfil administrativo, por conta do principal desafio do CPqD: sua situação financeira. Também ficou claro que a uma escolha vale até o final do mandato da diretoria, em agosto do próximo ano.

Durante esse período o conselho indicou que fará uma análise do planejamento estratégico da entidade, incluindo suas prioridades e a separação entre as atividades de pesquisa e desenvolvimento custeadas com recursos públicos e a atividade empresarial.

Junior está no CPqD a quase 30 anos e nesse tempo ocupou inúmeras funções como gerente de divisão, diretor da área de Comunicações Ópticas e Infraestrutura de Redes e diretor de Laboratórios e Infraestrutura de Redes. Em julho de 2013 ele assumiu o cargo de vice-presidente de Administração e Finanças do CPqD, função que ele deve acumular com o novo cargo de liderança até o final deste mês, quando será nomeado um novo executivo para o posto.

Engenheiro e Mestre em Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Sebastião Sahão Junior possui pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais pelo INSEAD, em Fontainebleau, na França.

Já o ex-presidente do Centro, Hélio Graciosa, foi escolhido na última semana para manter a cadeira que já tinha no conselho de administração da Algar Telecom. A manutenção do executivo como membro nos quadros da companhia mineira foi confirmada esta semana, pela própria tele.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor