Empresa brasileira quer facilitar desenvolvimento de canais para fabricantes de software

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A Vh2 Marketing Estratégico, startup brasileira especializada na captação de canais (resellers) de tecnologia para fabricantes, entrou para o mercado com o objetivo conseguir canais específicos e alinhados com o perfil e às metas de negócio de cada fabricante do setor de TIC. Com foco cirúrgico, a Vh2 espera desbravar um nicho novo e ainda

A Vh2 Marketing Estratégico, startup brasileira especializada na captação de canais (resellers) de tecnologia para fabricantes, entrou para o mercado com o objetivo conseguir canais específicos e alinhados com o perfil e às metas de negócio de cada fabricante do setor de TIC.

abel couto

Com foco cirúrgico, a Vh2 espera desbravar um nicho novo e ainda desconhecido por muitas empresas no Brasil, porém já praticado nos mercados americano e europeu. Inicialmente, a companhia espera conquistar 5 clientes, para manter um ritmo de crescimento sustentável e focado.

A empresa também será responsável por serviços de Planejamento Tático e Análises,  Estruturação do Modelo Comercial, Identificação, Qualificação e Busca de canais, Operação Assistida e até a terceirização completa da gestão com o canal. “As nossas ofertas irão englobar desde a análise do modelo de negócios (plano, estratégia e definição do modelo), critérios de seleção do canal, política comercial, definições de processos até a operacionalização de todo o processo para garantir a sustentabilidade do modelo a ser implementado”, afirma Abel Couto (foto), diretor comercial da Vh2 Marketing Estratégico.

A Vh2 irá mirar em fabricantes nacionais e internacionais de software em geral que buscam uma expansão rápida dos negócios em cobertura geográfica, em mercados verticais e precisam de capilaridade com a venda indireta, via canais de valor agregado e distribuição.

De acordo com Couto, a companhia irá buscar clientes, inicialmente na região Sudeste, que estejam planejando crescimento de curto prazo e não desejam aumentar custos fixos com a contratação de mais profissionais para captação e gestão dos canais.

Autodenominada também como headhunter de canais, a Vh2 não pretende substituir o gerente ou equipe de canais internos das companhias de TI. O objetivo é agregar a experiência acumulada ao longo de mais de 20 anos de mercado de atuação junto às revendas, integradoras e parceiros de venda indireta. “Uma boa analogia desse modelo de negócios são os headhunters de RH, cujos serviços não substituem nem eliminam os profissionais de Recursos Humanos, ao invés disso, agregam experiência e valor”.

Outra vertente da Vh2 Marketing Estratégico é a de tutoria em empresas startups por meio de aceleradoras no mercado. De acordo com o executivo, a Vh2 já está auxiliando empresas na estratégia, formação e busca de canais de vendas. “Estamos replicando nosso conhecimento sobre relacionamento com os canais a algumas startups, fomentando um nicho novo de outsourcing e evangelizando o mercado rumo à expansão dos negócios via parceiros de distribuição”, finaliza Couto.


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