Facebook contrata chefe de segurança da informação do Yahoo

e-MarketingFirewallRedes SociaisSegurança

O chefe de segurança da informação do Yahoo, Alex Stamos, vai se juntar ao Facebook para assumir o mesmo cargo, informou o executivo e a companhia em comunicado conjunto postado na própria rede social.

Stamos, que ingressou no Yahoo no ano passado, afirmou que começará a trabalhar na maior rede social do mundo já na próxima semana. A mudança foi detalhada em uma publicação no Facebook, além da atualizou dos perfis do profissional no Twitter e LinkedIn.

Stamos vai substituir Joe Sullivan, que deixou o Facebook em abril para se juntar ao polêmico aplicativo de corridas, Uber. Facebook e Yahoo não responderam ao pedido de entrevista da agência de notícias Associated Press, nos Estados Unidos.

A novidade é confirmada no mesmo mês em que a rede social fundada por Mark Zuckerberg afirmou publicamente que deve deixar de atualizar o protocolo de segurança SHA-1.

A mudança vai acontecer em 1º de outubro e requer que os desenvolvedores de aplicativos e soluções externas se adequem para poderem continuar trabalhando com a rede social.

A recomendação é que sites e soluções mudem para o protocolo SHA-2, considerado mais seguro e confiável, uma vez que, após a data, os servidores do Facebook simplesmente deixarão de aceitar conexões que utilizem o velho protocolo. Não devem ser muitos os casos afetados, uma vez que, desde 2011, o sistema já não é mais padrão da indústria.

A mudança aconteceu há quatro anos, quando uma série de falhas de segurança foi descoberta. O SHA-1, assim como outros algoritmos de segurança, permite a proteção das informações trocadas entre servidores e máquinas dos usuários, criando uma identidade única para os pacotes de dados. Isso serve para que a integridade das transmissões possa ser verificada, mesmo após a passagem por diversas infraestruturas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor